A grande obra humana

Os meios são maravilhosos, mas eles não prescindem dos fins.
E eles se perdem, inclusive, quando você não tem os fins. Se eu estou indo para um abismo, é melhor eu ir de bicicleta do que ir com um Porsche.
Demora mais pra chegar. O Porsche é maravilhoso, mas se você não sabe para onde você está indo, melhor uma bicicleta com a corrente quebrada. Chega mais devagar, dá tempo de você repensar no caminho. E lembrem que inclusive o conhecimento é um meio.
Vocês vão ver que nas escolas antigas de filosofia, como a Academia Platônica, o Museu de Pitágoras, e outras, se uma pessoa não comprovava ter uma boa base moral, não se dava conhecimento.
Platão costumava dizer que é melhor a ignorância absoluta do que o conhecimento em mãos inadequadas.
Homens como por exemplo Adolf Hitler, não era melhor que fosse totalmente ignorante? Conhecimento em mãos inadequadas se vira contra a humanidade. Então nós somos muito ágeis!
Para fazer o quê?
Os nossos atos são dotados de valor?
Nós temos meios de comunicação maravilhosos, para dizer o quê? Eu acho curioso isso!
Se você olhar… Faça esse exercício, ande em um parque em um domingo e ouça qual é a tônica das pessoas que estão passeando por ali, o que eles estão falando. Perceba que a maioria das pessoas estão falando de pessoas.
Eu costumo dizer que o mais necessário num encontro é o ausente, porque se não todo mundo fica sem assunto. Se todo mundo comparece, vai falar de quem?
Medíocres falam de pessoas, homens comuns falam de coisas, grandes homens falam de ideias.
Então percebam que a gente tem muitos meios de comunicação pra não dizer coisíssima nenhuma. Ou seja, os meios são maravilhosos, mas não prescindem dos fins. As pessoas vêm me perguntar: “Você é contra as redes sociais?” “As redes sociais fazem mal”.
As redes sociais fazem mal? Eu fico sonhando Platão no Twitter, já pensou? “Bom dia! Mito da Caverna”. É uma maravilha!
Fulaninho estava noivo, um dia foi visitar a noiva e encontrou ela aos beijos com outro no sofá. Ficou muito revoltado e tomou uma medida radical: Trocou o sofá! Vocês percebem que é isso a nossa briga contra as redes sociais, contra tudo? Elas são bons meios quando você tem alguma coisa pra dizer.
Por que você vai punir os meios?
“As redes sociais não prestam”, “a tecnologia não presta!”.
Presta, ela é boa!
Se você souber o que fazer com ela.
E pra isso você tem que saber o que fazer com a sua vida, em primeiro lugar! Porque a grande obra que a gente veio construir no mundo é a nós mesmos.

Gostei bastante desse vídeo, e por ter visto a professora Lúcia Helena Galvão nos dando um foco interessante do mundo atual e de nossa interação com o mesmo, trouxe-o para conhecimento dos demais. Espero sinceramente estar contribuindo para a divulgação do que de fato seja bom.

(ap. Ely Silmar Vidal – Teólogo: COJAE 0001-12-PF-BR; Psicanalista: CONIPSI CIP: 0001-12-PF-BR; Jornalista: DRT-0009597/PR e presidente do CIEP – Clube de Imprensa Estado do Paraná)

Contato:
(41) 98514-8333 (OI)
(41) 99109-8374 (OI)
(41) 99821-2381 (WhatsApp)

Mensagem 25102020 – A grande obra humana – (professora Lúcia Helena Galvão)

Aproveito para deixar claro que os trabalhos que tenho desenvolvido, são de pura e simplesmente divulgação do que acho interessante para conhecimento geral, e não busco ganho algum com isto, senão o de transmitir conhecimento.

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos: (ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:

https://open.lbry.com/@iess:5/A-grande-obra-humana:2

http://www.portaldaradio.com

@elyvidal @radiocrista @pastorelyvidal @conipsip @CiepClube
#FalaPortaldaRadio #conipsi #cojae #dojae

Comentários

Autor: Ely Vidal

Olá, eu sou Psicanalista, Jornalista, Teólogo e pai de 7 filhos maravilhosos! Presido o Instituto IESS (Instituto de Educação e Serviço Social) que, dentre outras atividades, provê atendimentos psicanalíticos, suporte jurídico por meio da arbitragem e mediação de conflitos. CIP (Psicanalista) sob nº 0001-12-PF-BR. DRT (Jornalista) sob n° 0009597/PR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *