O Saber Psicanalítico e seu aprendizado

Não existe um curso que possa formar um psicanalista. Existem sim, cursos, que podem levar o ser a descobrir cada vez mais daquele saber que é intrínseco ao próprio ser humano.
No entanto, é claro que não devemos esquecer ou mesmo relegar a segundo plano o conhecimento da cadeira psicanalítica, uma vez que essa nos dá a luz a muitas perguntas, que sem resposta, poderiam nos deixar ao relento.
A importância de cada um dos mestres (Freud, Lacan, Jung, Melanie Klein, Winnicott, Bion, Miller, Pontalis, Zizek, Reich, etc…) é indiscutível, e cada um deles, deve ser estudado com o mesmo carinho, com que nos debruçarmos para atender a um leigo e desinformado analisando, que irá nos enriquecer muito mais, do que todo o saber que possa vir a ser aprendido, uma vez que aquele ser, nos traz a bagagem de um viajante de mares, por nós, nunca dantes navegados.

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” (Carl Gustav Jung

Lembrando que essa frase a meu ver, resume a sabedoria psicanalítica. Dispa-se, do que você possa ser, e seja apenas o acompanhante. Nada além disso é necessário, uma vez que a trajetória é de tão somente análise, que na essência é feita pelo próprio analisando. Pense nisso.

(ap. Ely Silmar Vidal – Teólogo, Psicanalista, Jornalista e presidente do CIEP – Clube de Imprensa Estado do Paraná)

Contato:
(014) 41 9 8514-8333 (Oi)
(041) 41 9 9820-9599 (Tim)
(015) 41 9 9109-8374 (Vivo)
(021) 41 9 9821-2381 (WhatsApp)

Mensagem 150318 – O Saber Psicanalítico e seu aprendizado – (imagens da internet)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos: (ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:

http://www.portaldaradio.com

#CONIPSI

Comentários

Autor: Ely Vidal

Olá, eu sou Psicanalista, Jornalista, Teólogo e pai de 7 filhos maravilhosos! Presido o Instituto IESS (Instituto de Educação e Serviço Social) que, dentre outras atividades, provê atendimentos psicanalíticos, suporte jurídico por meio da arbitragem e mediação de conflitos. CIP (Psicanalista) sob nº 0001-12-PF-BR. DRT (Jornalista) sob n° 0009597/PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *