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{"id":8949,"date":"2022-07-24T01:19:44","date_gmt":"2022-07-24T04:19:44","guid":{"rendered":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/?p=8949"},"modified":"2022-07-24T01:19:44","modified_gmt":"2022-07-24T04:19:44","slug":"estrategias-necessarias-para-o-futuro-do-brasil","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/estrategias-necessarias-para-o-futuro-do-brasil\/","title":{"rendered":"Estrat\u00e9gias necess\u00e1rias para o futuro do Brasil"},"content":{"rendered":"

\"\"<\/a><\/p>\n

\u201cSe demonstras for\u00e7a, todos
\nquerem ser teus aliados.<\/p>\n

Ao contr\u00e1rio, se mostras fraqueza,
\nningu\u00e9m te dar\u00e1 import\u00e2ncia.<\/p>\n

E, se tendo riquezas, n\u00e3o demonstras
\nfor\u00e7a, atrair\u00e1s sobre tua cabe\u00e7a
\ntodas as ambi\u00e7\u00f5es do mundo.
\n(Ciro, Rei da P\u00e9rsia)\u201d<\/p>\n

1) REA\u00c7\u00d5ES INTERNACIONAIS AO PROTAGONISMO BRASILEIRO
\nO mundo convive com v\u00e1rios focos de instabilidade, como os conflitos no Oriente M\u00e9dio, na \u00c1sia e no Continente Africano, com conseq\u00fcentes riscos \u00e0 paz global. Al\u00e9m destes, delineia-se no futuro uma disputa pelo controle de recursos estrat\u00e9gicos (hidrocarbonetos, \u00e1gua, min\u00e9rios, biodiversidade, etc.), dos quais o Brasil \u00e9 um dos grandes detentores.
\nEnquanto pa\u00edses desenvolvidos mant\u00eam suas posi\u00e7\u00f5es usando o poder que det\u00eam ou construindo acordos internacionais favor\u00e1veis a seus interesses, na\u00e7\u00f5es em desenvolvimento t\u00eam de lutar por acesso a novas oportunidades.
\nEmbora n\u00e3o esteja envolvido em conflitos de vulto, o Brasil est\u00e1 inserido nesse contexto de desafios e pretende modificar sua posi\u00e7\u00e3o no jogo internacional, superando barreiras t\u00edpicas de quem se localiza na periferia do poder mundial. Esta atitude brasileira poder\u00e1 propiciar o surgimento de situa\u00e7\u00f5es conflituosas decorrentes de rea\u00e7\u00f5es dos pa\u00edses for\u00e7ados a ceder espa\u00e7os e da pr\u00f3pria cobi\u00e7a internacional pelo grande volume de recursos naturais do Pa\u00eds.
\nA quest\u00e3o se refere \u00e0 probabilidade de que, at\u00e9 31\/12\/2030, as rea\u00e7\u00f5es internacionais ao protagonismo brasileiro intensifiquem-se ao ponto de criar obst\u00e1culos \u00e0 consecu\u00e7\u00e3o dos interesses nacionais.<\/p>\n

2) RECONHECIMENTO EXTERNO DO PODER NACIONAL BRASILEIRO
\nO processo decis\u00f3rio desencadeado nos organismos multilaterais ou nas rela\u00e7\u00f5es bilaterais cria situa\u00e7\u00f5es que podem restringir ou facilitar a inser\u00e7\u00e3o internacional do Brasil como ator global.
\nAtendendo a leg\u00edtimos interesses nacionais, a pol\u00edtica externa brasileira se empenha para levar o Brasil a participar, significativamente, da elabora\u00e7\u00e3o da agenda internacional. Da\u00ed decorre o pleito por uma posi\u00e7\u00e3o de membro permanente do Conselho de Seguran\u00e7a da ONU e a busca de acordos com blocos econ\u00f4micos e grupos de pa\u00edses, visando \u00e0 crescente inser\u00e7\u00e3o do Pa\u00eds na constru\u00e7\u00e3o daquela agenda.
\nAs reuni\u00f5es do G-20, pelo seu simbolismo pol\u00edtico, parecem sinalizar para mudan\u00e7as nas rela\u00e7\u00f5es de poder mundial, cujos desdobramentos futuros poder\u00e3o levar \u00e0 emerg\u00eancia de novos p\u00f3los de poder. Os l\u00edderes dos pa\u00edses mais ricos perceberam que o enfrentamento dos grandes problemas globais dependem de coordena\u00e7\u00e3o pol\u00edtica que envolva os pa\u00edses emergentes.
\nNas rela\u00e7\u00f5es internacionais, os estados costumam ter \u00eaxitos quando disp\u00f5em de poder nacional que respalde suas posturas \u2013 o que ainda n\u00e3o \u00e9, efetivamente, o caso do Brasil, em especial quanto ao componente militar do poder nacional.
\nA quest\u00e3o se refere \u00e0 probabilidade de que, at\u00e9 31\/12\/2030, o Brasil passe a dispor de poder nacional reconhecido internacionalmente ao ponto de ser capaz de respaldar suas pretens\u00f5es de maior participa\u00e7\u00e3o no processo decis\u00f3rio mundial.<\/p>\n

3) NEUTRALIZA\u00c7\u00c3O DAS PRESS\u00d5ES INTERNACIONAIS SOBRE A AMAZ\u00d4NIA
\nAs press\u00f5es internacionais sobre a Amaz\u00f4nia t\u00eam aumentado, sob a alega\u00e7\u00e3o de uma suposta defesa de \u201cinteresses maiores da humanidade\u201d.
\nPa\u00edses, autoridades e organiza\u00e7\u00f5es estrangeiras ocultam suas pretens\u00f5es em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 import\u00e2ncia geoestrat\u00e9gica e \u00e0s riquezas da regi\u00e3o, simulando preocupa\u00e7\u00f5es com o desenvolvimento da \u00e1rea. Sugerem \u201cdireitos de inger\u00eancia\u201d, insinuando n\u00e3o ter o Brasil capacidade de cuidar do patrim\u00f4nio amaz\u00f4nico, com \u00eanfase para o meio ambiente e a quest\u00e3o ind\u00edgena.
\nA amea\u00e7a \u00e9 de tentativa de imposi\u00e7\u00e3o de soberania \u201ccompartilhada\u201d mediante aplica\u00e7\u00e3o de diretrizes e pelo uso privilegiado dos recursos da regi\u00e3o, deixando ao Brasil o \u00f4nus da administra\u00e7\u00e3o sob fiscaliza\u00e7\u00e3o estrangeira.
\nA neutraliza\u00e7\u00e3o dessas press\u00f5es extrapola o campo militar, dependendo muito mais de a\u00e7\u00f5es governamentais nos campos pol\u00edtico, psicossocial e econ\u00f4mico.
\nA quest\u00e3o se refere \u00e0 probabilidade de que, at\u00e9 31\/12\/2030, as a\u00e7\u00f5es implementadas pelo governo brasileiro no sentido da prote\u00e7\u00e3o e do desenvolvimento sustent\u00e1vel da Amaz\u00f4nia brasileira tenham sido eficazes ao ponto de neutralizar as press\u00f5es internacionais sobre a regi\u00e3o.<\/p>\n

4) INTERESSE INTERNACIONAL SOBRE \u00c1REAS ESTRAT\u00c9GICAS DO BRASIL
\n\u00c9 interesse vital das pot\u00eancias de primeira ordem assegurar o acesso \u00e0s regi\u00f5es do mundo de valor geopol\u00edtico e onde estejam recursos naturais necess\u00e1rios ao seu desenvolvimento e manuten\u00e7\u00e3o do status quo.
\nO Brasil, al\u00e9m da Amaz\u00f4nia, tem outras regi\u00f5es que podem ser alvo da cobi\u00e7a internacional, pela riqueza ou posi\u00e7\u00e3o estrat\u00e9gica. Entre essas \u00e1reas, destacam-se: a faixa de fronteira, a plataforma continental atl\u00e2ntica (jazidas de petr\u00f3leo, biodiversidade, minerais,etc), o \u201csaliente nordestino\u201d e o Aqu\u00edfero Guarani.
\nA lideran\u00e7a nacional atribui pouca import\u00e2ncia e a sociedade tem dificuldade em perceber a amea\u00e7a embutida no interesse internacional, o que se reflete na baixa prioridade conferida ao setor de defesa do Pa\u00eds.
\nA quest\u00e3o se refere \u00e0 probabilidade de que, at\u00e9 31\/12\/2030, as \u00e1reas estrat\u00e9gicas do Brasil sejam alvo de crescente interesse internacional ao ponto de suscitar a\u00e7\u00f5es por parte do Estado brasileiro para manter e refor\u00e7ar sua soberania sobre essas \u00e1reas.<\/p>\n

5) FORTALECIMENTO DA INTEGRA\u00c7\u00c3O DA AM\u00c9RICA DO SUL
\nCoerente com princ\u00edpio constitucional, a iniciativa brasileira de integra\u00e7\u00e3o regional foi iniciada pela constitui\u00e7\u00e3o do MERCOSUL e ampliada pelos macroprojetos de integra\u00e7\u00e3o f\u00edsica da regi\u00e3o, estruturados e implementados pela Iniciativa para a Integra\u00e7\u00e3o Regional Sulamericana (IIRSA), e por empreendimentos de integra\u00e7\u00e3o energ\u00e9tica, dentre outros. O estabelecimento da UNASUL, que surge com o objetivo de construir um espa\u00e7o de integra\u00e7\u00e3o e uni\u00e3o no \u00e2mbito cultural, social, econ\u00f4mico e pol\u00edtico entre os pa\u00edses da Am\u00e9rica do Sul, \u00e9 mais um marco do processo de integra\u00e7\u00e3o regional. A cria\u00e7\u00e3o do Conselho de Defesa Sulamericano (CDS) poder\u00e1 contribuir para intensificar as medidas de coopera\u00e7\u00e3o e confian\u00e7a m\u00fatua entre os setores de defesa dos pa\u00edses da regi\u00e3o.
\nA quest\u00e3o se refere \u00e0 probabilidade de que, at\u00e9 31 de dezembro de 2030, o processo de integra\u00e7\u00e3o regional evolua ao ponto de permitir a efetiva consolida\u00e7\u00e3o da integra\u00e7\u00e3o da Am\u00e9rica do Sul.<\/p>\n

6) OCORR\u00caNCIA DE CONFLITOS NA AM\u00c9RICA DO SUL
\nA paz na Am\u00e9rica do Sul, considerada uma das regi\u00f5es do mundo menos sujeita a conflitos armados, pode vir a ser amea\u00e7ada pela instabilidade pol\u00edtica e social existente em alguns pa\u00edses, pela a\u00e7\u00e3o de movimentos de cunho ideol\u00f3gico que apelam para a viol\u00eancia e pelas tens\u00f5es latentes entre pa\u00edses lim\u00edtrofes. Com isso, considera-se a possibilidade do Ex\u00e9rcito Brasileiro vir a participar de conflitos na regi\u00e3o, integrando ou n\u00e3o organismos internacionais, como For\u00e7a de Paz ou em defesa dos interesses nacionais.
\nA quest\u00e3o se refere \u00e0 probabilidade de que, at\u00e9 31\/12\/2030, ocorram conflitos na Am\u00e9rica do Sul ao ponto de envolver militarmente o Brasil.<\/p>\n

7) AGRAVAMENTO DA QUEST\u00c3O AMBIENTAL
\nAs quest\u00f5es ambientais t\u00eam adquirido import\u00e2ncia crescente na agenda internacional, envolvendo temas como as mudan\u00e7as clim\u00e1ticas, as cat\u00e1strofes ambientais e as consequencias sociais e econ\u00f4micas decorrentes.
\nA ocupa\u00e7\u00e3o e a explora\u00e7\u00e3o de recursos naturais nos principais biomas do territ\u00f3rio brasileiro, com reflexos no meio ambiente, poder\u00e3o agravar a quest\u00e3o ambiental no Brasil, gerando inclusive rea\u00e7\u00f5es internacionais.
\nNo Brasil, a participa\u00e7\u00e3o do Ex\u00e9rcito contra delitos ambientais, na faixa de fronteira terrestre, est\u00e1 prevista na Lei Complementar Nr 117, de 2 de setembro de 2004.
\nA quest\u00e3o se refere \u00e0 probabilidade de que, at\u00e9 31\/12\/2030, as quest\u00f5es ambientais e as mudan\u00e7as clim\u00e1ticas tenham se agravado, ao ponto do controle e monitoramento ambiental venha a ser institucionalizado como atribui\u00e7\u00e3o, tamb\u00e9m, das For\u00e7as Armadas.<\/p>\n

8 ) OCORR\u00caNCIA DE ATIVIDADES TERRORISTAS EM TERRIT\u00d3RIO BRASILEIRO
\nO Brasil, at\u00e9 o presente, tem se mantido a salvo de a\u00e7\u00f5es terroristas, nos moldes praticados por grupos em conex\u00e3o com redes internacionais, com a finalidade de desestabilizarem Estados ou deles se vingarem em propor\u00e7\u00f5es que causem a generaliza\u00e7\u00e3o do p\u00e2nico em suas popula\u00e7\u00f5es. Apesar disso, n\u00e3o se afasta a possibilidade de que iniciativas do governo brasileiro venham a gerar disputas e maior exposi\u00e7\u00e3o do Pa\u00eds no cen\u00e1rio internacional.
\nEssa exposi\u00e7\u00e3o tende a ser ampliada em face dos grandes eventos esportivos que o Brasil sediar\u00e1 os Jogos Mundiais Militares(2011), a Copa das Confedera\u00e7\u00f5es (2013), a Copa do Mundo (2014), e as Olimp\u00edadas (2016) e da crescente posi\u00e7\u00e3o de proemin\u00eancia do Pa\u00eds no contexto mundial.
\nA quest\u00e3o se refere \u00e0 probabilidade de que, at\u00e9 31\/12\/2030, atividades terroristas venham a ocorrer tamb\u00e9m no Brasil.<\/p>\n

9) AGRAVAMENTO DA PROBLEM\u00c1TICA DA SEGURAN\u00c7A P\u00daBLICA BRASILEIRA
\nAs limita\u00e7\u00f5es e car\u00eancias dos \u00f3rg\u00e3os de seguran\u00e7a p\u00fablica e o aumento do poder e da viol\u00eancia de grupos ligados ao crime organizado, ou a il\u00edcitos transnacionais, contribuem para agravar a problem\u00e1tica da seguran\u00e7a p\u00fablica brasileira e criam um ambiente propicio \u00e0 demanda para emprego das For\u00e7as Armadas em seguran\u00e7a p\u00fablica, ainda que em car\u00e1ter eventual.
\nA quest\u00e3o se refere \u00e0 probabilidade de que, at\u00e9 31\/12\/2030, a problem\u00e1tica da seguran\u00e7a p\u00fablica brasileira se agrave ao ponto de ser institucionalizado o emprego das For\u00e7as Armadas.<\/p>\n

10) DESENVOLVIMENTO DE UMA MENTALIDADE DE DEFESA NO BRASIL
\nA sociedade brasileira n\u00e3o demonstra grande interesse pelos assuntos diretamente ligados \u00e0 defesa nacional e o tema n\u00e3o \u00e9 priorit\u00e1rio para as lideran\u00e7as e os formadores de opini\u00e3o do Pa\u00eds.
\nA Estrat\u00e9gia Nacional de Defesa apresenta dentre suas metas a de desenvolvimento de uma mentalidade de defesa na sociedade. Nesse sentido, o Minist\u00e9rio da Defesa e as For\u00e7as Armadas v\u00eam desenvolvendo iniciativas como programas de incentivo, congressos, semin\u00e1rios e simp\u00f3sios, dentre outras.
\nA quest\u00e3o se refere \u00e0 probabilidade de que, at\u00e9 31\/12\/2030, os assuntos de defesa passem a fazer parte da agenda nacional ao ponto de influenciar decisivamente as pol\u00edticas governamentais.<\/p>\n

11) FORTALECIMENTO DA IND\u00daSTRIA DE DEFESA DO BRASIL
\nO fortalecimento da ind\u00fastria de produtos de defesa no Brasil se constitui em pe\u00e7a fundamental na redu\u00e7\u00e3o das vulnerabilidades militares do Pa\u00eds. Anseia-se que ela seja capaz de produzir parcela significativa dos materiais e equipamentos estrat\u00e9gicos com tecnologia agregada que atenda \u00e0s necessidades das FA. Isso, no entanto, esbarra em desafios de toda ordem. Grandes conglomerados da ind\u00fastria de defesa dos pa\u00edses mais ricos bloqueiam tentativas de desenvolvimento das empresas similares dos pa\u00edses menos poderosos.
\nO aumento dos investimentos em C&T, a competitividade dos materiais produzidos pela ind\u00fastria de defesa, a transfer\u00eancia de tecnologia (offset) e o aumento do poder de compras das FA s\u00e3o os principais fatores para o fortalecimento da base industrial de defesa brasileira, contribuindo para a redu\u00e7\u00e3o do hiato tecnol\u00f3gico e para a nacionaliza\u00e7\u00e3o dos materiais de defesa.
\nA quest\u00e3o se refere \u00e0 probabilidade de que, at\u00e9 31\/12\/2030, ocorra o fortalecimento da base industrial de defesa brasileira ao ponto de suprir no m\u00ednimo 50% das necessidades de material de defesa das For\u00e7as Armadas.<\/p>\n

12) CRESCIMENTO E SEGURAN\u00c7A DE FLUXO DO OR\u00c7AMENTO DO EX\u00c9RCITO BRASILEIRO (EB)
\nA crescente proje\u00e7\u00e3o internacional do Brasil indica a necessidade de um poder militar bem equipado e adestrado.
\nA efici\u00eancia operacional das For\u00e7as Armadas \u00e9 dependente de or\u00e7amento compat\u00edvel e constante. Nas \u00faltimas d\u00e9cadas, a escassez dos recursos alocados para o Ex\u00e9rcito Brasileiro tem redundado em deteriora\u00e7\u00e3o cada vez mais s\u00e9ria de sua operacionalidade.
\nAl\u00e9m disso, o or\u00e7amento do EB ainda sofre retardamentos, contingenciamentos e consider\u00e1vel volume de recursos s\u00e3o inscritos em restos a pagar, dificultando o cumprimento da sua destina\u00e7\u00e3o constitucional.
\nA quest\u00e3o se refere \u00e0 probabilidade de que, at\u00e9 31 de dezembro de 2030, o governo aumente os recursos or\u00e7ament\u00e1rios e assegure um fluxo m\u00ednimo destinado a investimentos do Ex\u00e9rcito Brasileiro.<\/p>\n

13) ADEQUA\u00c7\u00c3O DA INFRAESTRUTURA CR\u00cdTICA \u00c0S NECESSIDADES DE DEFESA
\nOs sistemas nacionais que constituem a infraestrutura cr\u00edtica do Brasil, em especial energia, transportes e comunica\u00e7\u00f5es n\u00e3o podem entrar em colapso, pois s\u00e3o indispens\u00e1veis ao desenvolvimento do Pa\u00eds, devendo tamb\u00e9m observar \u00e0s necessidades de defesa nacional.
\nAtualmente, as obras de infraestrutura cr\u00edtica n\u00e3o atendem na sua plenitude \u00e0s necessidades de defesa, acarretando preju\u00edzo ao planejamento estrat\u00e9gico operacional das FA, sobretudo no que tange a comando e controle, mobiliza\u00e7\u00e3o, log\u00edstica, mobilidade estrat\u00e9gica e outras
\nO Ex\u00e9rcito dentre suas atividades subsidi\u00e1rias executa obras da infraestrutura, mas n\u00e3o participa do planejamento de pol\u00edticas p\u00fablicas de forma a adequar as obras realizadas \u00e0s necessidades de defesa.
\nA quest\u00e3o se refere \u00e0 probabilidade de que, at\u00e9 31\/12\/2030, ocorra a adequa\u00e7\u00e3o da obras de infraestrutura cr\u00edtica do Brasil para atender \u00e0s demandas de defesa do pa\u00eds.<\/p>\n

14) AGRAVAMENTO DA CRISE DE VALORES NA SOCIEDADE NACIONAL
\nA Hist\u00f3ria da humanidade tem mostrado que um dos alicerces da grandeza das na\u00e7\u00f5es \u00e9 o respeito a um c\u00f3digo t\u00e1cito de valores morais e \u00e9ticos. Riqueza, desenvolvimento e poder pol\u00edtico, isoladamente, n\u00e3o lhes conferem coes\u00e3o, bem-estar ou autorrespeito, nem lhes sustentam em desafios extremos.
\nNa\u00e7\u00f5es com voca\u00e7\u00e3o de grandeza cultuam p\u00e1tria, liberdade, honestidade, dever, justi\u00e7a, vida, fam\u00edlia, educa\u00e7\u00e3o, dignidade e disciplina, entre outros, como s\u00ednteses de princ\u00edpios morais inspiradores de nobres ideais.
\nA sociedade brasileira enfrenta uma crescente crise moral com desprezo por aqueles e outros valores, disseminada sensa\u00e7\u00e3o de impunidade e desrespeito ao princ\u00edpio da autoridade, afetando com isso a coes\u00e3o nacional.
\nA quest\u00e3o se refere \u00e0 probabilidade de que, at\u00e9 31\/12\/2030, a crise de valores na sociedade nacional se agrave ao ponto de contaminar as For\u00e7as Armadas.<\/p>\n

15) AUMENTO DA INFLU\u00caNCIA DE ATORES N\u00c3O GOVERNAMENTAIS
\nAtores n\u00e3o governamentais \u2013 ONGs, empresas transnacionais, movimentos sociais e organismos internacionais \u2013 t\u00eam assumido pap\u00e9is ativos em temas sociais, culturais, econ\u00f4micos, ambientais, de direitos humanos e outros. Desvencilhando-se agilmente da burocracia, alguns aproveitam as fragilidades do Estado e ocupam espa\u00e7o crescente na sociedade brasileira, como se fossem parte do aparato oficial.
\nV\u00e1rios deles s\u00e3o prestigiados, pois declaram estar a servi\u00e7o de causas nobres: culturais, religiosas, comunit\u00e1rias, ambientalistas, educacionais, de direitos humanos ou de defesa de minorias. Embora alguns deles n\u00e3o se submetam \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o popular, procuram influenciar, cada vez mais, a opini\u00e3o p\u00fablica e as decis\u00f5es pol\u00edticas, trazendo reflexos para todos os campos do poder nacional.
\nA quest\u00e3o se refere \u00e0 probabilidade de que, at\u00e9 31\/12\/2030, os atores n\u00e3o governamentais tenham poder sobre o governo ao ponto de influir nas decis\u00f5es relativas \u00e0 seguran\u00e7a e defesa.<\/p>\n

16) AGRAVAMENTO DAS TENS\u00d5ES SOCIAIS
\nApesar dos esfor\u00e7os de sucessivos governos e da percept\u00edvel melhoria da qualidade de vida da classe mais pobre da popula\u00e7\u00e3o \u2013 fator relevante para a paz social -, continuam a existir desigualdades sociais e regionais, motivadas por quest\u00f5es ligadas ao desemprego, d\u00e9ficit habitacional, saneamento b\u00e1sico, sa\u00fade p\u00fablica e educa\u00e7\u00e3o.
\nAl\u00e9m disso, a problem\u00e1tica das tens\u00f5es sociais no Brasil envolve outros fatores, como a aus\u00eancia do Estado em algumas \u00e1reas cr\u00edticas, a luta pela terra, as quest\u00f5es ind\u00edgenas e quilombola, os problemas ligados \u00e0 viol\u00eancia urbana, o crescimento desordenado das grandes cidades e a quest\u00e3o da seguran\u00e7a alimentar.
\nA quest\u00e3o se refere \u00e0 probabilidade de que, at\u00e9 31\/12\/2030, o agravamento das tens\u00f5es sociais seja de tal vulto que venham a comprometer a lei e ordem no Brasil.<\/p>\n

(ap. Ely Silmar Vidal – Te\u00f3logo: COJAE 0001-12-PF-BR; Psicanalista: CONIPSI CIP: 0001-12-PF-BR; Jornalista: DRT-9597\/PR e presidente do CIEP – Clube de Imprensa Estado do Paran\u00e1)<\/p>\n

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Mensagem 12072022 – Estrat\u00e9gias necess\u00e1rias para o futuro do Brasil – (Texto do site: confamil com br – Estrat\u00e9gia do Ex\u00e9rcito Brasileiro at\u00e9 2030 – imagens da internet)<\/p>\n

Os trabalhos que desenvolvo, n\u00e3o visam lucros financeiros, e s\u00e3o, apenas divulga\u00e7\u00e3o do que acho interessante para conhecimento geral, por isso, n\u00e3o monetizo.<\/p>\n

Que o Esp\u00edrito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irm\u00e3os, por isso contamos contigo.<\/p>\n

Se a mensagem foi \u00fatil, e acha que pode ajudar algu\u00e9m, divulgue: (ao replicar, preserve a fonte)<\/p>\n

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\u201cSe demonstras for\u00e7a, todos querem ser teus aliados. Ao contr\u00e1rio, se mostras fraqueza, ningu\u00e9m te dar\u00e1 import\u00e2ncia. E, se tendo riquezas, n\u00e3o demonstras for\u00e7a, atrair\u00e1s sobre tua cabe\u00e7a todas as ambi\u00e7\u00f5es do mundo. (Ciro, Rei da P\u00e9rsia)\u201d 1) REA\u00c7\u00d5ES INTERNACIONAIS AO PROTAGONISMO BRASILEIRO O mundo convive com v\u00e1rios focos de instabilidade, como os conflitos no … Continue lendo “Estrat\u00e9gias necess\u00e1rias para o futuro do Brasil”<\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false,"footnotes":"","jetpack_publicize_message":"","jetpack_publicize_feature_enabled":true,"jetpack_social_post_already_shared":true,"jetpack_social_options":{"image_generator_settings":{"template":"highway","enabled":false}}},"categories":[65,48,44,6,43,50],"tags":[],"jetpack_publicize_connections":[],"jetpack_featured_media_url":"","jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_shortlink":"https:\/\/wp.me\/p6pIac-2kl","jetpack-related-posts":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/8949"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=8949"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/8949\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":8951,"href":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/8949\/revisions\/8951"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=8949"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=8949"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=8949"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}