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{"id":4730,"date":"2017-02-18T17:11:46","date_gmt":"2017-02-18T20:11:46","guid":{"rendered":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/?p=4730"},"modified":"2017-02-18T17:11:46","modified_gmt":"2017-02-18T20:11:46","slug":"porque-milo-assusta-os-estudantes-e-a-universidade-ainda-mais","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/porque-milo-assusta-os-estudantes-e-a-universidade-ainda-mais\/","title":{"rendered":"Porque Milo assusta os estudantes e a Universidade ainda mais"},"content":{"rendered":"

\"\"<\/a><\/p>\n

O pr\u00f3prio Milo caracterizou a viol\u00eancia em Berkeley como fundamentalmente pol\u00edtica, mas o fervor com que os estudantes apoiaram os manifestantes sugere que tem ra\u00edzes mais profundas. “A pol\u00edtica”, como Andrew Breitbart gostava de dizer, “\u00e9 a jusante da cultura”. Mas a fonte da cultura \u00e9 a religi\u00e3o, a \u00fanica coisa que a maioria das faculdades e universidades, seus alunos e professores alegam – como resultado de seu compromisso com a liberdade acad\u00eamica – n\u00e3o temer. Mais ainda do que as tens\u00f5es atuais na esfera pol\u00edtica, essa nega\u00e7\u00e3o da religi\u00e3o como base da cultura \u00e9 a fonte da viol\u00eancia que estamos presenciando, tanto nos campi como em toda a Am\u00e9rica.<\/p>\n

A tradi\u00e7\u00e3o da educa\u00e7\u00e3o superior nos Estados Unidos est\u00e1 profundamente em d\u00edvida com os ideais crist\u00e3os. Em sua palestra na Universidade Estadual de Minnesota pouco antes do Natal, Milo citou um compromisso com a educa\u00e7\u00e3o como uma das coisas mais importantes em que o cristianismo acerta. “A primeira lei na Am\u00e9rica a exigir educa\u00e7\u00e3o geral”, ele observou, “chamou-se de” O Ato do Velho Enganador Satan\u00e1s “para ensinar as crian\u00e7as a ler a B\u00edblia em 1647. 122 das primeiras 123 faculdades na Am\u00e9rica eram universidades crist\u00e3s. Pense na Universidade de Harvard, um dos epicentros do liberalismo hoje. Esta \u00e9 a declara\u00e7\u00e3o fundadora de Harvard: “Que cada estudante seja claramente instru\u00eddo, e seriamente pressionado a considerar bem – o fim de sua vida e estudos \u00e9 – conhecer a Deus e a Jesus Cristo que \u00e9 a vida eterna” (Jo\u00e3o 17: 3). ”<\/p>\n

E, no entanto, como Stephen Prothero demonstrou, essa miss\u00e3o tinha sido largamente abandonada no final do s\u00e9culo XIX. Cansadas de brigas entre as v\u00e1rias denomina\u00e7\u00f5es protestantes, as universidades deslocaram a \u00eanfase de seus cursos sobre a religi\u00e3o da teologia \u00e0 moral, enquanto o “n\u00e3o-sectarismo” se tornou um ideal institucional orientador. Esperava-se que os alunos aprendessem que religi\u00e3o eles precisavam, da escola dominical, enquanto a religi\u00e3o como tal deixou de ser um assunto exigido no n\u00edvel universit\u00e1rio. Como conseq\u00fc\u00eancia dessa auto-seculariza\u00e7\u00e3o, a religi\u00e3o tornou-se objeto de estudo acad\u00eamico considerado apenas de fora, n\u00e3o testado intelectualmente nem sentido de dentro. As universidades, particularmente as universidades p\u00fablicas, tornaram-se lugares para a troca de id\u00e9ias supostamente neutras, n\u00e3o para a convers\u00e3o para alguma f\u00e9 claramente articulada e testada. A religi\u00e3o era uma quest\u00e3o para o cora\u00e7\u00e3o; Educa\u00e7\u00e3o um assunto para a cabe\u00e7a.<\/p>\n

\u00c9 por isso sso, eu diria, que estudantes universit\u00e1rios americanos e professores acham as conversas de Milo t\u00e3o amea\u00e7adoras. As quest\u00f5es que Milo fala s\u00e3o geralmente consideradas pol\u00edticas, mas na verdade t\u00eam a ver com as convic\u00e7\u00f5es mais profundas das pessoas: as rela\u00e7\u00f5es apropriadas entre mulheres e homens, a defini\u00e7\u00e3o de comunidade, o papel da beleza, o acesso \u00e0 verdade. Milo se professa um cat\u00f3lico e usa um par de cruzes de ouro em volta do pesco\u00e7o. Ele fala sobre a import\u00e2ncia do cristianismo para os valores da civiliza\u00e7\u00e3o ocidental. Como ele colocou em uma entrevista: “[a civiliza\u00e7\u00e3o
\nocidental] criou uma religi\u00e3o em que o amor, o auto-sacrif\u00edcio e doa\u00e7\u00e3o s\u00e3o as mais altas virtudes poss\u00edveis … Isso \u00e9 uma coisa boa … Mas quando voc\u00ea retira a disciplina e o sacrif\u00edcio da religi\u00e3o voc\u00ea fica com um culto . ”<\/p>\n

Nenhuma dessas quest\u00f5es, especialmente as ra\u00edzes civilizacionais da cultura e da virtude na f\u00e9 religiosa, s\u00e3o abordadas geralmente na educa\u00e7\u00e3o universit\u00e1ria moderna na Am\u00e9rica. Pelo contr\u00e1rio, elas s\u00e3o, na maioria das vezes, propositadamente evitadas. A julgar por minha pr\u00f3pria experi\u00eancia de mais de 30 anos na academia, \u00e9 considerado uma terr\u00edvel viola\u00e7\u00e3o de etiqueta, horrivelmente rude mesmo, mencionar sua f\u00e9 religiosa se voc\u00ea \u00e9 um crist\u00e3o, quanto mais sugerir que isso afeta seu trabalho como um intelectual. Esta rel\u00edquia da auto-censura do final do s\u00e9culo XIX est\u00e1 agora t\u00e3o profundamente enraizada na cultura acad\u00eamica americana que a maioria das pessoas nem sequer est\u00e3o conscientes disso. O problema real, no entanto, \u00e9 que enquanto a discuss\u00e3o da teologia crist\u00e3 pode n\u00e3o estar mais no centro da educa\u00e7\u00e3o universit\u00e1ria, a religi\u00e3o ainda est\u00e1 – n\u00f3s simplesmente n\u00e3o chamamos mais disso.<\/p>\n

N\u00e3o abordar estas quest\u00f5es abertamente n\u00e3o permite que os alunos mantenham uma mente aberta. Suas mentes j\u00e1 est\u00e3o abertas e est\u00e3o cheias do que lhes \u00e9 dado no lugar da religi\u00e3o: multiculturalismo; Ra\u00e7a, classe, sexo; os ideais supostamente seculares do socialismo e do marxismo. Particularmente para esses estudantes e professores, que t\u00eam pouca ou nenhuma educa\u00e7\u00e3o religiosa fora da escola, esses ideais se tornaram sua f\u00e9. \u00c9 por isso que estudantes e professores acham Milo t\u00e3o amea\u00e7ador. Ele n\u00e3o s\u00f3 os desafia a examinar cren\u00e7as que nunca aprenderam a questionar. Gra\u00e7as ao seu apelo quase carism\u00e1tico como palestrante, pelo menos para aqueles que participam de suas conversas, em vez de ficar do lado de fora, protestando, ele oferece a possibilidade de convers\u00e3o, de mudan\u00e7a de cora\u00e7\u00f5es e mentes.<\/p>\n

\u00c9 muito mais f\u00e1cil xingar Milo do que aceitar o desafio que ele apresenta. A turn\u00ea de Milo deixou claro qu\u00e3o altas s\u00e3o as apostas. Se voc\u00ea expulsa a teologia expl\u00edcita da educa\u00e7\u00e3o p\u00fablica, voc\u00ea n\u00e3o fica sem nenhuma teologia, mas apenas com teologia ruim, a teologia nunca examinada adequadamente como tal. \u00c9 um erro n\u00e3o ensinar religi\u00e3o como religi\u00e3o. A universidade medieval de onde os col\u00e9gios americanos se moldaram foi fundada como um lugar para contender com a teologia; Todas as outras artes e ci\u00eancias destinavam-se a permanecer no servi\u00e7o desta tarefa. Al\u00e9m disso, a liberdade de express\u00e3o consagrada na nossa cultura nacional foi estabelecida antes de tudo como uma liberdade de contender com a religi\u00e3o. Liberdade de express\u00e3o significa pouco sem este conte\u00fado religioso, que \u00e9 por isso que os gritos de “liberdade de express\u00e3o” sem conte\u00fado s\u00e3o t\u00e3o vazios. A resposta violenta \u00e0 visita de Milo aos nossos campi universit\u00e1rios, culminando com o motim em Berkeley, \u00e9 evid\u00eancia de uma profunda crise no pensamento religioso. Se os alunos n\u00e3o podem praticar essas conversas dif\u00edceis na escola, n\u00e3o h\u00e1 nada para impedi-los de derram\u00e1-las nas ruas.<\/p>\n

(ap. Ely Silmar Vidal – skype: siscompar – fones: 041-41-99820-9599 (TIM) – 021-41-99821-2381 (CLARO e WhatsApp) – 015-41-99109-8374 (VIVO) – 014-41-98514-8333 (OI) – mensagem 170217 – Porque Milo assusta os estudantes e a Universidade ainda mais – imagens da internet – tradu\u00e7\u00e3o equipe INSTITUTO IESS)<\/p>\n

Que o Esp\u00edrito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irm\u00e3os, por isso contamos contigo.<\/p>\n

Se esta mensagem te foi \u00fatil, e achas que poder\u00e1 ser \u00fatil a mais algu\u00e9m, ajude-nos:<\/p>\n

(ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)<\/p>\n

leia este texto completo e outros em:<\/p>\n

http:\/\/www.portaldaradio.com<\/a><\/p>\n

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