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{"id":3572,"date":"2016-06-02T01:51:57","date_gmt":"2016-06-02T04:51:57","guid":{"rendered":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/?p=3572"},"modified":"2016-06-02T01:51:57","modified_gmt":"2016-06-02T04:51:57","slug":"o-psiquiatra-lyle-rossiter-nos-comprova-que-o-esquerdismo-e-uma-doenca-mental","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/o-psiquiatra-lyle-rossiter-nos-comprova-que-o-esquerdismo-e-uma-doenca-mental\/","title":{"rendered":"O psiquiatra Lyle Rossiter nos comprova que o esquerdismo \u00e9 uma doen\u00e7a mental"},"content":{"rendered":"

\"\"<\/a><\/p>\n

Geralmente vemos esquerdistas se referirem a quem \u00e9 da direita como um \u201clouco da direita\u201d, e da\u00ed por diante. O problema \u00e9 que a cren\u00e7a da direita \u00e9 coerente at\u00e9 com o que a teoria da evolu\u00e7\u00e3o tem a nos dizer. Enquanto isso, a cren\u00e7a esquerdista \u00e9 baseada em qu\u00ea? \u00c9 isso que come\u00e7amos a investigar de uma forma mais cl\u00ednica a partir do livro The Liberal Mind: The Psychological Causes of Political Madness, de Lyle Rossiter, lan\u00e7ado em 2011.<\/p>\n

Conforme a review da Amazon, j\u00e1 notamos a paulada que ser\u00e1 dada nos esquerdistas:
\nLiberal Mind traz o primeiro exame profundo da loucura pol\u00edtica mais relevante em nosso tempo: os esfor\u00e7os da esquerda radical para regular as pessoas desde o ber\u00e7o at\u00e9 o t\u00famulo. Para salvar-nos de nossas vidas turbulentas, a agenda esquerdista recomenda a nega\u00e7\u00e3o da responsabilidade pessoal, incentiva a auto-piedade e outro-comisera\u00e7\u00e3o, promove a depend\u00eancia do governo, assim como a indulg\u00eancia sexual, racionaliza a viol\u00eancia, pede desculpas pela obriga\u00e7\u00e3o financeira, justifica o roubo, ignora a grosseria, prescreve reclama\u00e7\u00e3o e imputa\u00e7\u00e3o de culpa, denigre o matrim\u00f4nio e a fam\u00edlia, legaliza todos os abortos, desafia a tradi\u00e7\u00e3o social e religiosa, declara a injusti\u00e7a da desigualdade, e se rebela contra os deveres da cidadania. Atrav\u00e9s de direitos m\u00faltiplos para bens, servi\u00e7os e status social n\u00e3o adquiridos, o pol\u00edtico de esquerda promete garantir o bem-estar material de todos, fornecendo sa\u00fade para todos, protegendo a auto-estima de todos, corrigindo todas as desvantagens sociais e pol\u00edticas, educando cada cidad\u00e3o, assim como eliminando todas as distin\u00e7\u00f5es de classe. O esquerdismo radical, assim, ataca os fundamentos da liberdade civilizada. Dadas as suas metas irracionais, m\u00e9todos coercitivos e fracassos hist\u00f3ricos, juntamente aos seus efeitos perversos sobre o desenvolvimento do car\u00e1ter, n\u00e3o pode haver d\u00favida da loucura contida na agenda radical. S\u00f3 uma agenda irracional defenderia uma destrui\u00e7\u00e3o sistem\u00e1tica dos fundamentos que garantem a liberdade organizada. Apenas um homem irracional iria desejar o Estado decidindo sua vida por ele, ao inv\u00e9s e criar condi\u00e7\u00f5es de seguran\u00e7a para ele poder executar sua pr\u00f3pria vida. S\u00f3 uma agenda irracional tentaria deliberadamente prejudicar o crescimento do cidad\u00e3o em dire\u00e7\u00e3o \u00e0 compet\u00eancia, atrav\u00e9s da ado\u00e7\u00e3o dele pelo Estado. Apenas o pensamento irracional trocaria a liberdade individual pela coer\u00e7\u00e3o do governo, sacrificando o orgulho da auto-sufici\u00eancia para a depend\u00eancia do bem-estar. S\u00f3 um louco iria visualizar uma comunidade de pessoas livres cooperando e ver nela uma sociedade de v\u00edtimas exploradas pelos vil\u00f5es.<\/p>\n

O que temos aqui, na obra de Rossiter, \u00e9 o tratamento do esquerdismo de forma cl\u00ednica, por um psiquiatra forense. (Um pouco mais no site do autor do livro, e um pouco mais sobre sua pr\u00e1tica profissional)<\/p>\n

O modelo de mente esquerdista<\/p>\n

O livro \u00e9 bastante anal\u00edtico, e, por vezes, at\u00e9 chato de se ler. Quem est\u00e1 acostumado a livros de f\u00e1cil leitura de autores conservadores de direita, como Glenn Beck e Ann Coulter, pode at\u00e9 se incomodar. Outro livro que fala do mesmo tema \u00e9 Liberalism Is a Mental Disorder: Savage Solution, de Michael Savage. Mas o livro de Savage \u00e9 tamb\u00e9m uma leitura informal, embora s\u00e9ria. O livro de Rossiter \u00e9 acad\u00eamico, de leitura at\u00e9 dif\u00edcil, sem muitas concess\u00f5es comerciais, e de um rigor anal\u00edtico simplesmente impressionante. Se n\u00e3o \u00e9 sua leitura t\u00edpica para curar ins\u00f4nia, ao menos o conte\u00fado poderoso compensa o tratamento seco e acad\u00eamico dado ao tema.<\/p>\n

Segundo Rossiter, a mente esquerdista tem um padr\u00e3o, que se reflete tanto em um padr\u00e3o comportamental, quanto um padr\u00e3o de cren\u00e7as e alega\u00e7\u00f5es. Portanto, \u00e9 poss\u00edvel \u201cmodelar\u201d a mente do esquerdista a partir de uma s\u00e9rie de padr\u00f5es. A partir da\u00ed, Rossiter investiga uma larga base de conhecimento de desordens de personalidade, e usa-as para modelar os padr\u00f5es de comportamento dos esquerdistas. Segundo Rossiter, basta observar o comportamento de um esquerdista, mapear suas cren\u00e7as e a\u00e7\u00f5es, e compar\u00e1-los com os dados cient\u00edficos a respeito de algumas patologias da mente. A mente esquerdista pode ser classificada como um dist\u00farbio de personalidade por que as cren\u00e7as e a\u00e7\u00f5es resultantes deste tipo de mentalidade se encaixam com exatid\u00e3o no modelo psiqui\u00e1trico do dist\u00farbio de personalidade. As an\u00e1lises de Rossiter s\u00e3o feitas tanto nos contextos individuais (a cren\u00e7a do cidad\u00e3o esquerdista em rela\u00e7\u00e3o ao mundo), como nos contextos corporativos (a\u00e7\u00e3o de grupo, endosso a pol\u00edticos profissionais, etc.).<\/p>\n

Rossiter nos lembra que a personalidade \u00e9 socializada pelos pais e pela fam\u00edlia, como uma parte do desenvolvimento infantil. Mesmo com a influ\u00eancia do ambiente escolar, s\u00e3o os pais que preparam a crian\u00e7a para o futuro. A partir disso, ele avalia o que \u00e9 um desenvolvimento sadio, para desenvolver uma personalidade apta a viver em um mundo orientado a valoriza\u00e7\u00e3o da compet\u00eancia, dentro do qual essa personalidade dever\u00e1 reagir. Uma personalidade sadia reagiria bem a esse mundo j\u00e1 sem a presen\u00e7a dos pais, enquanto uma personalidade com dist\u00farbio n\u00e3o conseguiria o mesmo sucesso. Em cima disso, Rossiter avalia a personalidade desenvolvida com os itens da agenda esquerdista, demonstrando que muitos itens dessa agenda est\u00e3o em oposi\u00e7\u00e3o ao desenvolvimento sadio da personalidade.<\/p>\n

Para o seu trabalho, Rossiter classifica os esquerdistas em dois tipos: benignos e radicais. Os radicais s\u00e3o aqueles cujas a\u00e7\u00f5es (agenda) causam dano a outros indiv\u00edduos. De qualquer forma, os esquerdistas benignos (seriam os moderados) d\u00e3o sustenta\u00e7\u00e3o aos esquerdistas radicais.<\/p>\n

Rossiter define o homem como uma fonte aut\u00f4noma de a\u00e7\u00e3o, ao mesmo tempo em que est\u00e1 envolvido em rela\u00e7\u00f5es, como as econ\u00f4micas, sociais e pol\u00edticas. Isto \u00e9 definido por Rossiter como a Natureza Bipolar do Homem, pois mesmo que ele seja capaz de a\u00e7\u00e3o independente, tamb\u00e9m \u00e9 restrito pelo contexto social, na coopera\u00e7\u00e3o com os outros. A partir dessa constata\u00e7\u00e3o, tudo o mais flui. Para permitir que o homem seja capaz de operar com sucesso em seu ambiente natural, deve existir um desenvolvimento adequado da personalidade. Este desenvolvimento da personalidade surge a partir dos outros, idealmente a m\u00e3e e a fam\u00edlia.<\/p>\n

Outro ponto central: toda a an\u00e1lise de Rossiter \u00e9 feita no contexto de uma sociedade livre, n\u00e3o de uma sociedade totalit\u00e1ria. Portanto, ele avalia o qu\u00e3o algu\u00e9m \u00e9 sadio em termos de personalidade para viver em uma sociedade democr\u00e1tica, e n\u00e3o em uma sociedade formalmente totalit\u00e1ria, como Cor\u00e9ia do Norte, Cuba ou China, por exemplo.<\/p>\n

Compet\u00eancia em uma sociedade livre<\/p>\n

Fica claro que n\u00e3o devemos esperar de Rossiter avalia\u00e7\u00e3o sobre um modelo de personalidade para toda e qualquer sociedade, pois ele \u00e9 bem claro em seu intuito: desenvolver e estudar personalidades competentes para a vida em uma sociedade livre. A manuten\u00e7\u00e3o de tal sociedade requer regras para existir, que devem ser codificadas em leis, hip\u00f3teses, assim como regras do senso comum.<\/p>\n

Nesse contexto, as habilidades a seguir s\u00e3o aquelas de um adulto competente em uma sociedade com liberdade organizada:
\n\u2022Iniciativa \u2013 Fazer as coisas acontecerem.
\n\u2022Atua\u00e7\u00e3o \u2013 Agir com prop\u00f3sito.
\n\u2022Autonomia \u2013 Agir independentemente.
\n\u2022Soberania- Viver independentemente, atrav\u00e9s da tomada de decis\u00e3o competente.<\/p>\n

Rossiter define os direitos naturais do homem, para uma pessoa adulta vivendo em uma sociedade de liberdade organizada. Estes compreendem o exerc\u00edcio, conforme qualquer um escolher, das habilidades selecionadas acima, todas elas sujeitas \u00e0s restri\u00e7\u00f5es necess\u00e1rias para uma sociedade com paz e ordem. Assim, direitos naturais resultam da combina\u00e7\u00e3o de natureza humana e liberdade humana. Natureza humana significa viver como algu\u00e9m quiser, sujeito as restri\u00e7\u00f5es necess\u00e1rias para paz e ordem.<\/p>\n

Considerando estes atributos humanos, Rossiter define como uma ordem social adequada, aquela que possui os seguintes aspectos:
\n1.Honra a soberania do indiv\u00edduo
\n2.Respeita a liberdade do indiv\u00edduo.
\n3.Respeita a posse de propriedade e integridade dos contratos.
\n4.Respeita o princ\u00edpio da igualdade sob a lei.
\n5.Requer limites constitucionais, para evitar que o governo viole os direitos naturais.<\/p>\n

Os aspectos acima s\u00e3o avaliados na perspectiva do indiv\u00edduo, n\u00e3o de grupos ou classes, em um processo relacionado \u00e0 individua\u00e7\u00e3o, conceito originado em Jung. Neste processo, o ser humano evolui de um estado infantil de identifica\u00e7\u00e3o para um estado de maior diferencia\u00e7\u00e3o, o que implicar\u00e1 necessariamente em uma amplia\u00e7\u00e3o da consci\u00eancia. A partir da\u00ed, surge cada vez mais o conhecimento de si-mesmo, em detrimento das influ\u00eancias externas. Eventuais resist\u00eancias \u00e0 individua\u00e7\u00e3o s\u00e3o causas de sofrimento e dist\u00farbios psiqu\u00edcos.<\/p>\n

Segundo Rossiter, o indiv\u00edduo adulto que passou adequadamente pelo processo de individua\u00e7\u00e3o assume de forma coerente seu direito a vida, liberdade e busca da felicidade. Mesmo assim, isso n\u00e3o significa que ele pode fazer o que quiser, pois deve respeitar o individualismo dos outros e interagir com eles atrav\u00e9s da coopera\u00e7\u00e3o volunt\u00e1ria. Assim, o individualismo deve ser associado com mutualidade, para o desenvolvimento de um adulto competente para viver em uma sociedade de liberdade organizada.<\/p>\n

Rossiter estuda com afinco as caracter\u00edsticas de desenvolvimento do invid\u00edduo, de acordo com regras pelas quais ele pode viver em uma sociedade de liberdade organizada, e lista sete direitos individuais do cidad\u00e3o comum, dentro dos quais ele pode exercitar sua autonomia, livre da interfer\u00eancia do governo:
\n1.Direito de auto-propriedade (autonomia)
\n2.Direito de primeira posse (para controlar propriedade que n\u00e3o tenha sido de posse de ningu\u00e9m antes)
\n3.Direito de posse e troca (manter, trocar ou comercializar)
\n4.Direito de auto-defesa (prote\u00e7\u00e3o de si pr\u00f3prio e da proriedade)
\n5.Direito de compensa\u00e7\u00e3o justa pela retirada (a partir do governo)
\n6.Direito a acesso limitado (a propriedade dos outros em emerg\u00eancias)
\n7.Direito a restitui\u00e7\u00e3o (por danos a si pr\u00f3prio ou propriedade)<\/p>\n

Estes s\u00e3o normalmente chamados de direitos naturais, direitos de liberdade ou direitos negativos. O governo deve ser estruturado para proteger estes direitos, e precisa ser estruturado de forma que n\u00e3o infrinja-os. A obriga\u00e7\u00e3o do governo em uma sociedade de liberdade organizada envolve implementar e sustentar estas regras para proteger o cidad\u00e3o de infra\u00e7\u00f5es cometidas tanto por outros como pelo pr\u00f3prio governo.<\/p>\n

Eis que surge o problema da mente esquerdista, que quer atacar basicamente todos os pilares acima. Em cima disso, Rossiter levanta as cren\u00e7as da mente esquerdista, que, juntas, d\u00e3o um fundamento do modelo da mente deles:
\n1.Modelos sociais ideais tradicionais est\u00e3o ultrapassados e n\u00e3o se aplicam mais.
\n2.A dire\u00e7\u00e3o do governo \u00e9 melhor do que ter os cidad\u00e3os tomando conta de si pr\u00f3prios.
\n3.A melhor funda\u00e7\u00e3o pol\u00edtica de uma sociedade organizada ocorre atrav\u00e9s de um governo centralizado.
\n4.O objetivo principal da pol\u00edtica \u00e9 alcan\u00e7ar uma sociedade ideal na vis\u00e3o coletiva.
\n5.A signific\u00e2ncia pol\u00edtica do invid\u00edduo \u00e9 medida a partir de sua adequa\u00e7\u00e3o \u00e0 coletividade.
\n6.Altru\u00edsmo \u00e9 uma virtude do estado, embutida nos programas do estado.
\n7.A soberania dos indiv\u00edduos \u00e9 diminu\u00edda em favor do estado.
\n8.Direitos a vida, liberdade e propriedade s\u00e3o submetidos aos direitos coletivos determinados pelo estado.
\n9.Cidad\u00e3os s\u00e3o como crian\u00e7as de um governo parental.
\n10.A rela\u00e7\u00e3o do indiv\u00edduo em rela\u00e7\u00e3o ao governo deve lembrar aquela que a crian\u00e7a possui com os pais.
\n11.As institui\u00e7\u00f5es sociais tradicionais de matrim\u00f4nio e fam\u00edlia n\u00e3o s\u00e3o muito importantes.
\n12.O governo inchado \u00e9 necess\u00e1rio para garantir justi\u00e7a social.
\n13.Conceitos tradicionais de justi\u00e7a s\u00e3o inv\u00e1lidos.
\n14.O conceito coletivista de justi\u00e7a social requer distribui\u00e7\u00e3o de riqueza.
\n15.Frutos de trabalho individual pertencem \u00e0 popula\u00e7\u00e3o como um todo.
\n16.O indiv\u00edduo deve ter direito a apenas uma parte do resultado de seu trabalho, e esta por\u00e7\u00e3o deve ser especificada pelo governo.
\n17.O estado deve julgar quais grupos merecem benef\u00edcios a partir do governo.
\n18.A atividade econ\u00f4mica deve ser cuidadosamente controlada pelo governo.
\n19.As prescri\u00e7\u00f5es do governo surgem a partir de intelectuais da esquerda, n\u00e3o da hist\u00f3ria.
\n20.Os elaboradores de pol\u00edticas da esquerda s\u00e3o intelectualmente superiores aos conservadores.
\n21.A boa vida \u00e9 um direito dado pelo estado, independentemente do esfor\u00e7o do cidad\u00e3o.
\n22.Tradi\u00e7\u00f5es estabelecidas de dec\u00eancia e cortesia s\u00e3o indevidamente restritivas.
\n23.C\u00f3digos morais, \u00e9ticos e legais tradicionais s\u00e3o constru\u00e7\u00f5es pol\u00edticas.
\n24.A\u00e7\u00f5es destrutivas do indiv\u00edduo s\u00e3o causadas por influ\u00eancias culturais negativas.
\n25.O julgamento das a\u00e7\u00f5es n\u00e3o deve ser baseado em padr\u00f5es \u00e9ticos ou morais.
\n26.O mesmo vale para julgar o que ocorre entre na\u00e7\u00f5es, grupos \u00e9ticos e grupos religiosos.<\/p>\n

Como tudo na vida, o aceite de cren\u00e7as tem consequ\u00eancias. No caso do aceite das cren\u00e7as esquerdistas, consequ\u00eancias incluem:
\n1.Depend\u00eancia do governo, ao inv\u00e9s de auto-confian\u00e7a.
\n2.Dire\u00e7\u00e3o a partir do governo, ao inv\u00e9s da auto-determina\u00e7\u00e3o.
\n3.Indulg\u00eancia e relativismo moral, ao inv\u00e9s de retid\u00e3o moral.
\n4.Coletivismo contra o individualismo cooperativo.
\n5.Trabalho escravo contra o altru\u00edsmo genu\u00edno.
\n6.Deslocamento do indiv\u00edduo como a principal unidade social econ\u00f4mica, social e pol\u00edtica.
\n7.A santidade do casamento e coes\u00e3o da fam\u00edlia prejudicada.
\n8.A harmonia entre a fam\u00edlia e a comunidade prejudicada.
\n9.Obriga\u00e7\u00f5es de promessas, contratos e direitos de propriedade enfraquecidos.
\n10.Falta de conex\u00e3o entre premia\u00e7\u00f5es por m\u00e9rito e justificativa para estas premia\u00e7\u00f5es.
\n11.Corrup\u00e7\u00e3o da base moral e \u00e9tica para a vida civilizada.
\n12.Popula\u00e7\u00e3o polarizada em guerras de classes atrav\u00e9s de falsas alega\u00e7\u00f5es de vitimiza\u00e7\u00e3o e demandas artificiais de resgate pol\u00edtico.
\n13.A cria\u00e7\u00e3o de um estado parental e administrativo idealizado, dotado de vastos poderes regulat\u00f3rios.
\n14.Liberdade invididual e coordena\u00e7\u00e3o pac\u00edfica da a\u00e7\u00e3o humana severamente comprometida.<\/p>\n

Ali\u00e1s, eu acho que Rossiter esqueceu de consequ\u00eancias adicionais como: (15) Aumento do crime, devido a toler\u00e2ncia ao crime, e (16) Incapacidade de uma base l\u00f3gica para que a sociedade sequer tenha condi\u00e7\u00e3o de julgar o status em que se encontra.<\/p>\n

Por que a mente esquerdista \u00e9 uma patologia?<\/p>\n

Para Rossiter, a melhor forma de avaliar a mente do esquerdista \u00e9 a atrav\u00e9s dos valores que ele tem, e os que ele rejeita. Mais:<\/p>\n

Como todos os outros seres humanos, o esquerdista moderno revela seu verdadeiro car\u00e1ter, incluindo sua loucura, nos valores que possui e que descarta. De especial interesse, no entanto, s\u00e3o os muitos valores sobre os quais a mente esquerdista n\u00e3o \u00e9 apaixonada: sua agenda n\u00e3o insiste em que o invid\u00edvuo \u00e9 a principal unidade econ\u00f4mica, social e pol\u00edtica, ele n\u00e3o idealiza a liberdade individual em uma estrutura de lei e ordem, n\u00e3o defende os direitos b\u00e1sicos de propriedade e contrato, n\u00e3o aspira a ideais de autonomia e reciprocidade aut\u00eanticas. Ele n\u00e3o defende a retid\u00e3o moral ou sequer compreende o papel cr\u00edtico da moralidade no relacionamento humano. A agenda esquerdista n\u00e3o compreende uma identidade de compet\u00eancia, nem aprecia sua import\u00e2ncia, e muito menos avalia as condi\u00e7\u00f5es e institui\u00e7\u00f5es sociais que permitam seu desenvolvimento ou que promovam sua realiza\u00e7\u00e3o. A agenda esquerdista n\u00e3o compreende nem reconhece a soberania, portanto n\u00e3o se importa em impor limites estritos de coer\u00e7\u00e3o pelo estado. Ele n\u00e3o celebra o altru\u00edsmo genu\u00edno da caridade privada. Ele n\u00e3o aprende as li\u00e7\u00f5es da hist\u00f3ria sobre os males do coletivismo.<\/p>\n

Rossiter diz que as crian\u00e7as n\u00e3o nascem com este \u201cprograma\u201d, que \u00e9 adquirido especialmente durante o aprendizado escolar. Em resumo: um adulto, competente para operar em uma sociedade de liberdade organizada, na maior parte das vezes adquire estes valores dos pais e da fam\u00edlia, mas um esquerdista radical n\u00e3o.<\/p>\n

Basicamente, o esquerdismo pode ser caracterizado como uma neurose, baseada nos traumas do relacionamento com a fam\u00edlia durante o desenvolvimento da personalidade. Sendo uma neurose de transfer\u00eancia, ela compreende as proje\u00e7\u00f5es inconscientes das psicodin\u00e2micas da inf\u00e2ncia nas arenas pol\u00edticas da vida adulta. \u00c9 o resultado de uma falha no treino da crian\u00e7a nos elementos psicodin\u00e2micos b\u00e1sicos de um adulto, competente para viver em uma sociedade de liberdade organizada. (Obviamente, um esquerdista jamais ir\u00e1 reconhecer as \u201cfendas\u201d em seu desenvolvimento de crian\u00e7a at\u00e9 um adulto)<\/p>\n

Rossiter nos diz mais:
\nSua neurose \u00e9 evidente em seus ideais e fantasias, em sua auto-justi\u00e7a, arrog\u00e2ncia e grandiosidade, na sua auto-piedade, em suas exig\u00eancias de indulg\u00eancia e isen\u00e7\u00e3o de presta\u00e7\u00e3o de contas, em suas reivindica\u00e7\u00f5es de direitos, em que ele d\u00e1 e ret\u00e9m, e em seus protestos de que nada feito voluntariamente \u00e9 suficiente para satisfaz\u00ea-lo. Mais notadamente, nas demandas do esquerdista radical, em seus protestos furiosos contra a liberdade econ\u00f4mica, em seu arrogante desprezo pela moralidade, em seu desafio repleto de \u00f3dio contra a civilidade, em seus ataques amargos \u00e0 liberdade de associa\u00e7\u00e3o, em seu ataque agressivo \u00e0 liberdade individual. E, em \u00faltima an\u00e1lise, a irracionalidade do esquerdista radical \u00e9 mais aparente na defesa do uso cruel da for\u00e7a para controlar a vida dos outros.<\/p>\n

Agora fica mais f\u00e1cil entender por que os esquerdistas s\u00e3o t\u00e3o frustrados e raivosinhos em suas intera\u00e7\u00f5es, n\u00e3o?<\/p>\n

Os cinco d\u00e9ficits principais do esquerdista<\/p>\n

Um esquerdista apresenta, segundo Rossiter, cinco principais d\u00e9ficits, cada um mais evidente nas diversas fases do desenvolvimento, desde os primeiros meses ap\u00f3s o nascimento, at\u00e9 a entrada da fase adulta.<\/p>\n

Confian\u00e7a b\u00e1sica: O primeiro d\u00e9ficit relaciona-se a confian\u00e7a b\u00e1sica. Isto \u00e9, a falta de confian\u00e7a nos relacionamentos entre pessoas por consentimento m\u00fatuo. Por isso, o esquerdista age como se as pessoas n\u00e3o conseguissem criar boas vidas por si pr\u00f3prios atrav\u00e9s da coopera\u00e7\u00e3o volunt\u00e1ria e iniciativa individual. Por isso, colocam toda essa coordena\u00e7\u00e3o nas m\u00e3os do estado, que funciona como um substituto para os pais. Se a crian\u00e7a n\u00e3o consegue conviver com os irm\u00e3os, precisa de pais como \u00e1rbitros. Este d\u00e9ficit inicia-se no primeiro ano de vida. As intera\u00e7\u00f5es positivas de uma crian\u00e7a com a m\u00e3e o introduzem a um mundo de relacionamento seguro, agrad\u00e1vel, mutuamente satisfat\u00f3rio e a partir do \u201cconsentimento\u201d entre ambas as partes. Mas caso exista um relacionamento anormal e abusivo na inf\u00e2ncia, algo de errado ocorre, e essa aquisi\u00e7\u00e3o de confian\u00e7a b\u00e1sica \u00e9 profundamente comprometida. Lembremos que a ingenuidade \u00e9 problem\u00e1tica, mas o esquerdista \u00e9 ing\u00eanuo perante o governo, que tem mais poder de coer\u00e7\u00e3o, enquanto suspeita dos relacionamentos humanos n\u00e3o abitrados pelo governo.<\/p>\n

Autonomia: Ap\u00f3s os primeiros 15 meses, uma crian\u00e7a come\u00e7a a incorporar os fundamentos de autonomia, auto-realiza\u00e7\u00e3o, assim como fundamentos de mutualidade, ou auto-realiza\u00e7\u00e3o (assim como realiza\u00e7\u00e3o dos outros). A partir dessa fase, a crian\u00e7a come\u00e7a a agir por si pr\u00f3pria para ter suas necessidades satisfeitas, de acordo com aqueles que cuidam dela. Junto com a ideia de autonomia, surgem ideias como auto-confian\u00e7a, auto-dire\u00e7\u00e3o e auto-regula\u00e7\u00e3o. A crian\u00e7a \u201cmimada\u201d, que cresce dependente do excesso de indulg\u00eancia dos pais \u00e9 privada das virtudes de auto-confian\u00e7a e auto-controle e de atitudes necess\u00e1rias para coopera\u00e7\u00e3o com os outros.<\/p>\n

Iniciativa: No desenvolvimento normal, esta \u00e9 a capacidade de se iniciar bons trabalhos para bons prop\u00f3sitos, sendo desenvolvida nos primeiros quatro ou cinco anos da vida de uma crian\u00e7a. No caso da falta de iniciativa, h\u00e1 falta de auto-dire\u00e7\u00e3o, vontade e prop\u00f3sito, geralmente buscando relacionamentos com os outros de forma infantil, sempre pedindo por condescend\u00eancia, ao inv\u00e9s de lutar para ser respeitado. Pessoas como esta personalidade normalmente assumem um papel infantil em rela\u00e7\u00e3o ao governo, votando para aqueles que prometem seguran\u00e7a material atrav\u00e9s da obriga\u00e7\u00e3o coletiva, ao inv\u00e9s de votar naqueles comprometidos com a prote\u00e7\u00e3o da liberdade individual. A inibi\u00e7\u00e3o da iniciativa pode ocorrer por culpa excessiva adquirida na inf\u00e2ncia, surgindo, por inst\u00e2ncia, do completo de \u00c9dipo.<\/p>\n

Dilig\u00eancia: Assim como a iniciativa \u00e9 a habilidade de iniciar atos com boas metas, dilig\u00eancia \u00e9 a habilidade para complet\u00e1-los. A crian\u00e7a, no seu desenvolvimento escolar, se torna apta a completar suas a\u00e7\u00f5es de forma cada vez mais competente. Na fase da dilig\u00eancia, a crian\u00e7a aprende a fazer e realizar coisas e se relacionar de formas mais complexas com pessoas fora de seu n\u00facleo familiar. A meta desta fase \u00e9 o desenvolvimento da compet\u00eancia adulta. \u00c9 a era da aquisi\u00e7\u00e3o da compet\u00eancia econ\u00f4mica e da socializa\u00e7\u00e3o. Nessa fase, se aprende a conviv\u00eancia de acordo com c\u00f3digos aceitos de conduta, de acordo com as possibilidades culturais de seu tempo, de forma a canalizar seus interesses na dire\u00e7\u00e3o da coopera\u00e7\u00e3o m\u00fatua. Quando as coisas n\u00e3o v\u00e3o muito bem, surgem desordens comportamentais, uso de drogas, ou delinqu\u00eancia, assim como o surgimento de a\u00e7\u00f5es que sabotam a coopera\u00e7\u00e3o. A tend\u00eancia \u00e9 a gera\u00e7\u00e3o de um senso de inferioridade, assim como d\u00e9ficits nas habilidades sociais, de aprendizado e identifica\u00e7\u00f5es construtivas, que deveriam ser a porta de entrada para a aquisi\u00e7\u00e3o da compet\u00eancia adulta. Atitudes que surgem destas emo\u00e7\u00f5es patol\u00f3gicas podem promover uma depend\u00eancia passiva comportamental como uma defesa contra o medo diante das rela\u00e7\u00f5es humanas, vergonha, ou \u00f3dio.<\/p>\n

Identidade: O senso de identidade do adolescente \u00e9 alterado assim que ele explora v\u00e1rias personas, m\u00faltiplas e as vezes contradit\u00f3rias, na constru\u00e7\u00e3o de seu self. Ele deve se confrontar com novos desafios em rela\u00e7\u00e3o ao balan\u00e7o j\u00e1 estabelecido entre confian\u00e7a e desconfian\u00e7a, autonomia e vergonha, iniciativa e culpa, dilig\u00eancia e inferioridade. Esta fase testa a estabilidade emocional que foi desenvolvida pela crian\u00e7a, assim como sua racionalidade, sendo de adequa\u00e7\u00e3o e aceitabilidade, supera\u00e7\u00e3o de obst\u00e1culos, e o aprofundamento das habilidades relacionais. O desenvolvimento desta identidade adulta envolve o risco percebido de acreditar nas institui\u00e7\u00f5es sociais. O adulto quer uma vis\u00e3o do mundo na qual possa acreditar. Isto \u00e9 especialmente importante se ele sofreu formas de abuso anteriormente. Sua consci\u00eancia ampliada de quem ele \u00e9 facilita uma integra\u00e7\u00e3o entre suas identidades do passado e do presente com sua identidade do futuro. Nesta fase do desenvolvimento o jovem pode ser v\u00edtima das ofertas ilus\u00f3rias do esquerdismo. \u00c9 a fase \u201cfinal\u201d da escolha.<\/p>\n

Uma cura para o esquerdismo?<\/p>\n

Com uma identidade mantida por uma s\u00e9rie de neuroses, o esquerdista n\u00e3o consegue mais assumir responsabilidades pelos seus atos, e muito menos pelas consequ\u00eancias de suas a\u00e7\u00f5es. Tende a se fazer de v\u00edtima para conseguir o que quer, e n\u00e3o se furta em mentir para conseguir seus objetivos. \u00c9 quando podemos questionar: h\u00e1 uma cura para isso tudo? Possivelmente, mas a quest\u00e3o \u00e9 que o esquerdista deve buscar ajuda por si pr\u00f3prio, mas quanto mais ele estiver recebendo refor\u00e7o de seus grupos, menos vontade ele ter\u00e1 para faz\u00ea-lo. Ao contr\u00e1rio, mesmo com tantos d\u00e9ficits e tamanhos del\u00edrios, ele sempre julgar\u00e1 estar com a raz\u00e3o.<\/p>\n

Diante disso, quem pode fazer algo pelos esquerdistas s\u00e3o os direitistas, mas isso s\u00f3 pode acontecer pela via da refuta\u00e7\u00e3o e do desmascaramento de suas a\u00e7\u00f5es. Incapazes de julgarem seus pr\u00f3prios atos, jamais se deve confiar no auto-julgamento de um esquerdista. Todas as auto-rotulagens e outro-rotulagens tendem a ser mentirosas, assim como seus argumentos. A refuta\u00e7\u00e3o de uma parte externa, n\u00e3o contaminada pela ideologia esquerdista, \u00e9 a \u00fanica alternativa que pode dar um fio de esperan\u00e7a ao esquerdista.<\/p>\n

Entretanto, mesmo que ainda exista esperan\u00e7a para o esquerdista, os maiores afetados s\u00e3o os n\u00e3o-esquerdistas, que possuem suas vidas impactadas por suas cren\u00e7as. Por isso, as nossas a\u00e7\u00f5es n\u00e3o devem ser realizadas primeiramente em prol de salvar os esquerdistas de suas patologias (envergonhando-o, por suas mentiras, assim como denunciando suas chantagens emocionais) , mas sim por salvar-nos das consequ\u00eancias de suas neuroses e psicoses.<\/p>\n

Nesse intento, entender por que eles achem assim, como eles se sentem, e o que os tornou assim, passa a ser essencial. Neste ponto, a obra de Lyle Rossiter \u00e9 simplesmente um achado.<\/p>\n

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Geralmente vemos esquerdistas se referirem a quem \u00e9 da direita como um \u201clouco da direita\u201d, e da\u00ed por diante. O problema \u00e9 que a cren\u00e7a da direita \u00e9 coerente at\u00e9 com o que a teoria da evolu\u00e7\u00e3o tem a nos dizer. Enquanto isso, a cren\u00e7a esquerdista \u00e9 baseada em qu\u00ea? \u00c9 isso que come\u00e7amos a … Continue lendo “O psiquiatra Lyle Rossiter nos comprova que o esquerdismo \u00e9 uma doen\u00e7a mental”<\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_jetpack_memberships_contains_paid_content":false,"footnotes":"","jetpack_publicize_message":"","jetpack_publicize_feature_enabled":true,"jetpack_social_post_already_shared":true,"jetpack_social_options":{"image_generator_settings":{"template":"highway","enabled":false}}},"categories":[3],"tags":[],"jetpack_publicize_connections":[],"jetpack_featured_media_url":"","jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_shortlink":"https:\/\/wp.me\/p6pIac-VC","jetpack-related-posts":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3572"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=3572"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3572\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":3574,"href":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3572\/revisions\/3574"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=3572"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=3572"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=3572"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}