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{"id":2831,"date":"2016-01-14T01:38:58","date_gmt":"2016-01-14T04:38:58","guid":{"rendered":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/?p=2831"},"modified":"2016-01-14T01:38:58","modified_gmt":"2016-01-14T04:38:58","slug":"quanta-desgraca-um-homem-sozinho-pode-provocar-ely-silmar-vidal","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.elyvidal.com.br\/quanta-desgraca-um-homem-sozinho-pode-provocar-ely-silmar-vidal\/","title":{"rendered":"Quanta desgra\u00e7a um homem sozinho pode provocar… (ely silmar vidal)"},"content":{"rendered":"

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VIVA PAULO FREIRE!
\nVoc\u00eas conhecem algu\u00e9m que tenha sido alfabetizado pelo m\u00e9todo Paulo Freire? Alguma dessas raras criaturas, se \u00e9 que existem, chegou a demonstrar compet\u00eancia em qualquer \u00e1rea de atividade t\u00e9cnica, cient\u00edfica, art\u00edstica ou human\u00edstica? Nem precisam responder. Todo mundo j\u00e1 sabe que, pelo crit\u00e9rio de \u201cpelos frutos os conhecereis\u201d, o c\u00e9lebre Paulo Freire \u00e9 um ilustre desconhecido.
\nAs t\u00e9cnicas que ele inventou foram aplicadas no Brasil, no Chile, na Guin\u00e9-Bissau, em Porto Rico e outros lugares. N\u00e3o produziram nenhuma redu\u00e7\u00e3o das taxas de analfabetismo em parte alguma.
\nProduziram, no entanto, um florescimento espetacular de louvores em todos os partidos e movimentos comunistas do mundo. O homem foi celebrado como g\u00eanio, santo e profeta.
\nIsso foi no come\u00e7o. A passagem das d\u00e9cadas trouxe, a despeito de todos os amortecedores publicit\u00e1rios, corporativos e partid\u00e1rios, o choque de realidade. Eis algumas das conclus\u00f5es a que chegaram, por experi\u00eancia, os colaboradores e admiradores do sr. Freire:
\n\u201cN\u00e3o h\u00e1 originalidade no que ele diz, \u00e9 a mesma conversa de sempre. Sua alternativa \u00e0 perspectiva global \u00e9 ret\u00f3rica bolorenta. Ele \u00e9 um te\u00f3rico pol\u00edtico e ideol\u00f3gico, n\u00e3o um educador.\u201d (John Egerton, \u201cSearching for Freire\u201d, Saturday Review of Education, Abril de 1973.)
\n\u201cEle deixa quest\u00f5es b\u00e1sicas sem resposta. N\u00e3o poderia a \u2018conscientiza\u00e7\u00e3o\u2019 ser um outro modo de anestesiar e manipular as massas? Que novos controles sociais, fora os simples verbalismos, ser\u00e3o usados para implementar sua pol\u00edtica social? Como Freire concilia a sua ideologia humanista e libertadora com a conclus\u00e3o l\u00f3gica da sua pedagogia, a viol\u00eancia da mudan\u00e7a revolucion\u00e1ria?\u201d (David M. Fetterman, \u201cReview of The Politics of Education\u201d, American Anthropologist, Mar\u00e7o 1986.)
\n\u201c[No livro de Freire] n\u00e3o chegamos nem perto dos tais oprimidos. Quem s\u00e3o eles? A defini\u00e7\u00e3o de Freire parece ser \u2018qualquer um que n\u00e3o seja um opressor\u2019. Vagueza, redund\u00e2ncias, tautologias, repeti\u00e7\u00f5es sem fim provocam o t\u00e9dio, n\u00e3o a a\u00e7\u00e3o.\u201d (Rozanne Knudson, Resenha da Pedagogy of the Oppressed; Library Journal, Abril, 1971.)
\n\u201cA \u2018conscientiza\u00e7\u00e3o\u2019 \u00e9 um projeto de indiv\u00edduos de classe alta dirigido \u00e0 popula\u00e7\u00e3o de classe baixa. Somada a essa arrog\u00e2ncia vem a irrita\u00e7\u00e3o recorrente com \u2018aquelas pessoas\u2019 que teimosamente recusam a salva\u00e7\u00e3o t\u00e3o benevolentemente oferecida: \u2018Como podem ser t\u00e3o cegas?\u2019\u201d (Peter L. Berger, Pyramids of Sacrifice, Basic Books, 1974.)
\n\u201cAlguns v\u00eaem a \u2018conscientiza\u00e7\u00e3o\u2019 quase como uma nova religi\u00e3o e Paulo Freire como o seu sumo sacerdote. Outros a v\u00eaem como puro vazio e Paulo Freire como o principal saco de vento.\u201d (David Millwood, \u201cConscientization and What It’s All About\u201d, New Internationalist, Junho de 1974.)
\n\u201cA Pedagogia do Oprimido n\u00e3o ajuda a entender nem as revolu\u00e7\u00f5es nem a educa\u00e7\u00e3o em geral.\u201d (Wayne J. Urban, \u201cComments on Paulo Freire\u201d, comunica\u00e7\u00e3o apresentada \u00e0 American Educational Studies Associationem Chicago, 23 de Fevereiro de 1972.)
\n\u201cSua aparente inabilidade de dar um passo atr\u00e1s e deixar o estudante vivenciar a intui\u00e7\u00e3o cr\u00edtica nos seus pr\u00f3prios termos reduziu Freire ao papel de um guru ideol\u00f3gico flutuando acima da pr\u00e1tica.\u201d (Rolland G. Paulston, \u201cWays of Seeing Education and Social Change in Latin America\u201d, Latin American Research Review. Vol. 27, No. 3, 1992.)
\n\u201cAlgumas pessoas que trabalharam com Freire est\u00e3o come\u00e7ando a compreender que os m\u00e9todos dele tornam poss\u00edvel ser cr\u00edtico a respeito de tudo, menos desses m\u00e9todos mesmos.\u201d (Bruce O. Boston, \u201cPaulo Freire\u201d, em Stanley Grabowski, ed., Paulo Freire, Syracuse University Publications in Continuing Education, 1972.)
\nOutros julgamentos do mesmo teor encontram-se na p\u00e1gina de John Ohliger, um dos muitos devotos desiludidos (
http:\/\/www.bmartin.cc\/dissent\/documents\/Facundo\/Ohliger1.html#I<\/a>).
\nN\u00e3o h\u00e1 ali uma \u00fanica cr\u00edtica assinada por direitista ou por pessoa alheia \u00e0s pr\u00e1ticas de Freire. S\u00f3 julgamentos de quem concedeu anos de vida a seguir os ensinamentos da criatura, e viu com seus pr\u00f3pios olhos que a pedagogia do oprimido n\u00e3o passava, no fim das contas, de uma opress\u00e3o da pedagogia.
\nN\u00e3o digo isso para criticar a nomea\u00e7\u00e3o p\u00f3stuma desse personagem como \u201cPatrono da Educa\u00e7\u00e3o Nacional\u201d. Ao contr\u00e1rio: aprovo e aplaudo calorosamente a medida. Ningu\u00e9m melhor que Paulo Freire pode representar o esp\u00edrito da educa\u00e7\u00e3o petista, que deu aos nossos estudantes os \u00faltimos lugares nos testes internacionais, tirou nossas universidades da lista das melhores do mundo e reduziu para um tiquinho de nada o n\u00famero de cita\u00e7\u00f5es de trabalhos acad\u00eamicos brasileiros em revistas cient\u00edficas internacionais. Quem poderia ser contra uma decis\u00e3o t\u00e3o coerente com as tradi\u00e7\u00f5es pedag\u00f3gicas do partido que nos governa? Sugiro at\u00e9 que a cerim\u00f4nia de homenagem seja presidida pelo ex-ministro da Educa\u00e7\u00e3o, Fernando Haddad, aquele que escrevia \u201ccabe\u00e7\u00e1rio\u201d em vez de \u201ccabe\u00e7alho\u201d, e tenha como mestre de cerim\u00f4nias o principal te\u00f3rico do Partido dos Trabalhadores, dr. Emir Sader, que escreve \u201cGet\u00falio\u201d com LH. A n\u00e3o ser que prefiram chamar logo, para alguma dessas fun\u00e7\u00f5es, a pr\u00f3pria presidenta Dilma Roussef, aquela que n\u00e3o conseguia lembrar o t\u00edtulo do livro que tanto a havia impressionado na semana anterior, ou o ex-presidente Lula, que n\u00e3o lia livros porque lhe davam dor de cabe\u00e7a.
\n(Olavo de Carvalho – Di\u00e1rio do Com\u00e9rcio 19\/04\/2012)<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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