Um pouco de história e suas múltiplas faces

Brazil era escrito com “Z” e não com “S”, note-se que, de qualquer páis, de onde se queira enviar alguma correspondência ao Brasil, o correto fica na grafia com a letra “Z”.
Este país, vem a ser descoberto, quando o rei de Portugal Dom Emanuel (que quer dizer “Deus conosco”) enviou 13, porém só vieram 12 caravelas, comandadas por um homem chamado Pedro Álvares Cabral. Emanuel manda Pedro, com 12.
Quando ao chegar no Brasil, e justamente no dia da Páscoa, ao avistarem um monte, dão a esse monte o nome de Monte Pascoal.
Jamais poderíamos deixar de lembrar, que Páscoa é o começo de tudo, é justamente o começo de nossa fé, afinal de contas, Jesus morreu na Páscoa.
Alguns pontos tornam-se absolutamente preponderantes, um deles, é o fato de que, Frei Henrique de Coimbra, aparentemente, não trouxe nenhuma imagem de escultura nas caravelas, fica evidente no entanto que ele trouxe uma cruz. A mesma, que está em Porto Seguro, lá em Coroa Vermelha, e diante da qual, conta-nos a história, ter sido rezada a primeira missa.
Interessante ressaltar também, que ele, Frei Henrique de Coimbra, juntamente com Pero Vaz de Caminha, escrevem uma carta ao Rei de Portugal, onde dizem: “Nós somos os responsáveis por evangelizar o povo desta terra!”
Percebe-se então a influência muito forte da mensagem da Cruz na história de nossa terra.
O primeiro nome que nossa terra recebeu, foi “Ilha de Santa Cruz”. E vemos então cada vez mais forte a mensagem da Cruz em nossa história. Quando em seguida os descobridores percebem que não se trata de uma ilha, então resolvem mudar o nome para: “Terra de Vera Cruz”, ou seja, Terra da Cruz Verdadeira. O País que tem a obrigação de pregar a verdade da cruz.
E não obstante isso, temos ainda a continuidade de nossa história, que, sob o prisma judaico é um pouco diferente da história que é trazida pela Igreja Católica.
Pela Igreja Católica, nosso país teria sido colonizado por pessoas de baixo nível, pessoas degradadas, prisioneiras, pessoas de moral muito baixa. Porém, pela história judaica, muitos dos que estavam nas caravelas, eram, especialmente judeus, que fugiam da perseguição que sofriam por conta da inquisição na Europa.
Nessa leva, contava entre os homens, um judeu chamado Barzilai, que, por ter uma visão comercial bastante afinada e que, ao bater o olho na madeira que viria a ser chamada de “pau de ferro”, com aquela cor avermelhada; ao perceber a qualidade da madeira, e o que ela poderia fornecer quando trabalhada, notou que tinha em suas mãos uma quase “mina de ouro”. Afinal, tratava-se de algo que mudaria sua vida, era a madeira que lhe permitiria fazer coisas maravilhosas. Tratava-se de madeira excelente para muita coisa, inclusive para a construção de navios, móveis, caibros, etc… Como se tornara hábito a todo mundo dizer que iria comprar a madeira do Barzilai, e Brazil em hebraico significa Barzilai, então, a madeira passa a ser chamada de “Pau Barzilai”, ou “Pau Brasil”. Quando se chega em Israel, logo se percebe que Barzilai, quer dizer brasileiro.
Barzilai era amigo de Davi, quando Davi fugia de Absalão seu filho, Barzilai e inúmeros outros levaram muitas coisas para o bem estar de Davi, onde quer que Davi estivesse.
A missão do Brasil é socorrer as pessoas que estão no deserto, e é esse um dos traços mais marcantes do nosso povo de estar sempre de braços bem abertos para socorrer e acolher a todo aquele que vem em busca de socorro. Costumes judaicos:
Bênção Pai, Bênção Mãe, e a resposta, Deus te abençoe, isso vem de costume judaico. Brazil em Hebraico não escreve as vogais, somente as consoantes. Então Brazil é escrito da seguinte forma: “B”, “R”, “Z”, “IOD” e o “L”. “Iod” é a primeira letra do nome Israel. Assim, Israel está em nosso nome.
E as quatro outras letras que formam o acróstico com os nomes das quatro matriarcas de Israel; “B” Bila; “R” Raquel; “Z” Zilpa;, “L” Lia. – (texto recebido por e-mail dito por pastora Ângela Valadão)

(ap. Ely Silmar Vidal – Teólogo, Psicanalista, Jornalista e presidente do CIEP – Clube de Imprensa Estado do Paraná)

Contato:
(41) 98514-8333 (Oi)
(41) 99820-9599 (Tim)
(41) 99109-8374 (Vivo)
(41) 99821-2381 (WhatsApp)

Mensagem 050618 – Um pouco de história e suas múltiplas faces – (imagens da internet)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos: (ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:

http://www.portaldaradio.com

#TestemunhadeJesusCristo

Comentários

Autor: Ely Vidal

Olá, eu sou Psicanalista, Jornalista, Teólogo e pai de 7 filhos maravilhosos! Presido o Instituto IESS (Instituto de Educação e Serviço Social) que, dentre outras atividades, provê atendimentos psicanalíticos, suporte jurídico por meio da arbitragem e mediação de conflitos. CIP (Psicanalista) sob nº 0001-12-PF-BR. DRT (Jornalista) sob n° 0009597/PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.