Quatro pernas bom, duas pernas ruim

“Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado…” (Eric Arthur Blair, conhecido pelo pseudônimo George Orwell)

Importante a leitura da dissertação apresentada pela mestranda Luciene Galvão Viana, ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, como requisito parcial para obtenção do Grau de Mestra em Psicologia.
Não podemos deixar de citar que sob a orientação da Professora Doutora Luciana Vieira, em Recife – Pernambuco no ano de 2014 Pois bem, a dissertação apresentada traz o brilhante título:
“A folia dos cus prolapsados: pornografia bizarra e prazeres sexuais entre mulheres”

Creio que com um título desses a mestranda Luciene Galvão Viana, teria uma cadeira cativa em qualquer universidade do País, e algumas mundo afora.

Mas não pensem os senhores que será por falta de criatividade que o ilustre Ministro da Educação cancelou 30% de verbas públicas para algumas universidades.
Veja-se o caso da mestranda do curso de pós-graduação em Psicologiada Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – ano 2015: Fernanda Isabelly Souza Ximenes, com um título simples, mas também bastante “interessante”:
“Ou Vai ou Racha” e “Surto & Deslumbramento”: Entre carnavais e outras f(r)icções.

Não menos brilhante e importante, foi o trabalho:
“Tatuagem e Construção de Identidade em Piriguetes”
Estudo feito em Recife no Pernambuco, de Simone Grace de Barros e, não se iludam, tem a orientação do Professor Doutor Hans Waechter.
Importante salientar que este trabalho foi defendido como “Tese de Doutorado”, dentro do Programa de Pós-Graduação em Design e Ergonomia da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE.

E como nem tudo que é bom sai do Pernambuco, temos o caso da Universidade Federal do Sul da Bahia, onde, para o Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais – PPGER A Defesa de Produto Final, foi:
“Os corpos que a escola não toca: EJA e as dissidências sexuais e de gênero na perspectiva da formação docente”
Isto, do Mestrando Flávio Barreto de Matos, que teve a orientação do não menos brilhante que o aluno, o professor Rafael Siqueira de Guimarães.
No entanto, seria muito deselegante não lembrar da Banca examinadora: professora doutora Ana Cristina dos Santos Peixoto (UFSB) e o professor doutor André Luis Mitidieri (UESC) E isto, na sede da Secretaria da Educação (Espaço do Educador) de Una.

Bem, como não vamos morrer por falta de exemplos, temos também a dissertação apresentada para o curso de mestrado em Psicologia, do Programa de Pós-graduação em Psicologia, da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.
Lembrando que esta dissertação, era requisito para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia. E tinha a brilhante orientação do não menos brilhante que a aluna: Doutor Luís Felipe Rios do Nascimento
Não posso deixar de citar a nova mestra: Sâmella dos Santos Vieira, que apresentou o trabalho:
“Nem santa, nem puta”: performances de gênero e sexualidade em mulheres praticantes de swing.

Mas vocês acham que isso é coisa apenas de alunas?
Não, alguns alunos, como: Normando José Queiroz Viana, onde, para a obtenção parcial do grau de Mestre em Psicologia, apresentou a Dissertação:
“É tudo psicológico/dinheiro/pruuu e fica logo duro!: desejo, excitação e prazer entre boys de programa com práticas homossexuais em Recife.
Vejam que o título brilhante, teve o acompanhamento e orientação do Doutor Luís Felipe Rios do Nascimento – em Recife, no ano de 2010.

No entanto, como desgraça pouca é bobagem, encontramos também o brilhantismo estampado em um Edital de Inscrição para um curso:
“Edital de Inscrição para o curso Pensamento Lésbico Contemporâneo – Edição 2018” Este curso na Universidade Federal da Bahia
dentro da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Através do Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação, conhecido por GIRA, que apresentou o Curso de Extensão do Pensamento Lésbico Contemporâneo.
O Edital de Seleção de Cursistas de Extensão – Pensamento Lésbico Contemporâneo 2018
Site: generoesexualidade ffch ufba br / edital de inscricao para o curso pensamento lesbico contemporaneo edicao 2018

No entanto, pasmem os senhores, mas ainda encontramos a promoção e exibição de um filme: “Cuceta”
Promovido por um tal NUCUS da UFBA, e que tem abertura para debate com os realizadores e ativistas.

Dentre inúmeras outras pérolas, temos acesso a um Convite.
Trata-se do convite para um Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia, que convida para a Defesa da Tese de Doutorado: “Dilma Rousseff: Uma Mulher Fora do Lugar”
Que buscou apresentar narrativas da mídia sobre a primeira “presidenta” do Brasil. (no original está sem as aspas, ou seja a doutoranda, adotou o título presidenta).
Este convite é para a defesa da tese da Doutoranda Fernanda Argolo Dantas, pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

Não contentes com todas as maravilhas que desmontam totalmente a educação, especialmente na UFPE, temos ainda, para o Mestrado em Sociologia, para o biênio 2015 – 2017, também na Universidade Federal de Pernambuco sob o Título:
“A construção das identidades homossexuais masculinas a partir do consumo das Divas Pop, Ano de Obtenção: 2017”
Pelo aluno: Gustavo Gomes da Costa, Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.

E para a Graduação em Sociologia, anos 2012 – 2015, amparada pela Universität Hamburg, com o Título:
“As Divas Gladiadoras da Música Pop: Uma análise do discurso de Beyoncé, Britney Spears e P!nk” Sob a orientação de: Maria Eduarda da Mota Rocha
Com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Como vimos, nossa capacidade de degradação é bastante ampla e capaz de coisas que duvidaríamos, não fosse a quantidade de elementos que comprovam tais atos e fatos. Mas temos ainda um MiniCurso:
“A Filosofia como Modo Superior de dar o Cu: ressonâncias entre Teoria Queer e a atividade filosófica. A Professora, é a Mestra Roberta Liana Damasceno Costa
e o Professor, é o Mestre Thiago Ayres de Menezes Silva
Imaginem o brilhantismo dessa dupla.

Já na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI, no Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO Dentro da Linha de Pesquisa: Análise Urbano-Regional
“A Produção das Masculinidades e SocioEspacialidades de Homens que Buscam Parceiros do Mesmo Sexo no Aplicativo Tinder em Rio Grande-RS” Apresentado por: Diego Miranda Nunes – Rio Grande – 2019

(ap. Ely Silmar Vidal – Teólogo, Psicanalista, Jornalista e presidente do CIEP – Clube de Imprensa Estado do Paraná)

Contato:
(41) 99820-9599 (TIM)
(41) 98514-8333 (OI)
(41) 99109-8374 (Vivo)
(41) 99821-2381 (WhatsApp)

Mensagem 060519 – Quatro pernas bom, duas pernas ruim – (imagens da internet)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos: (ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:

http://www.portaldaradio.com

@elyvidal @radiocrista @pastorelyvidal @conipsip @CiepClube
#FalaPortaldaRadio #conipsi #cojae #dojae

Comentários

Autor: Ely Vidal

Olá, eu sou Psicanalista, Jornalista, Teólogo e pai de 7 filhos maravilhosos! Presido o Instituto IESS (Instituto de Educação e Serviço Social) que, dentre outras atividades, provê atendimentos psicanalíticos, suporte jurídico por meio da arbitragem e mediação de conflitos. CIP (Psicanalista) sob nº 0001-12-PF-BR. DRT (Jornalista) sob n° 0009597/PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.