O suborno escraviza

“Com presentes o homem alarga o seu caminho e o eleva diante dos grandes.” (Pv 18:16)

Observe: A grande força que têm os presentes (isto é, os subornos) que Salomão tinha mencionado antes

“O presente é, aos olhos dos que o recebem, como pedra preciosa; para onde quer que se volte servirá de proveito.” (Pv 17:8)

“O ímpio toma presentes em secreto para perverter as veredas da justiça.” (Pv 17:23)

Aqui, ele mostra o poder dos presentes, isto é, os presentes feitos até mesmo pelos inferiores aos que estão acima deles e que têm muito mais do que eles. Um bom presente leva:
1 – À liberdade de um homem: o presente do homem, se ele estiver na prisão, alarga-lhe o caminho; há cortesãos que, se usarem seus interesses, até mesmo para com a inocência oprimida, esperarão receber uma gratificação por isto.
Ou, se um homem humilde não souber como conseguir acesso a um nobre, poderá fazê-lo por meio de um pagamento a seus servos, ou enviando um presente para o próprio nobre; isto poderá lhe abrir caminho.
2 – À sua promoção. Ele poderá se sentar em meio aos nobres, em uma situação de honra e poder.
Veja quão corrupto é o mundo, quando os presentes dos homens passam a fazer parte das questões, sim, até mesmo das questões mais excelentes; na verdade, ganharão com eles os que são indignos e inadequados; e não é de admirar que recebam subornos em seus cargos os que pagaram subornos para conseguí-los. “Vendere jura potest, emerat ille prius.”
“Aquele que comprou a lei pode vendê-la.” – (Matthew Henry – Comentários Provérbios 18:16 – pg: 814)

(ap. Ely Silmar Vidal – Teólogo, Psicanalista, Jornalista e presidente do CIEP – Clube de Imprensa Estado do Paraná)

Contato:
(41) 99109-8374 (Vivo)
(41) 99821-2381 (WhatsApp)

Mensagem 181118 – O suborno escraviza – (imagens da internet)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos: (ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:

http://www.portaldaradio.com

#COJAE @elyvidal @radiocrista @pastorelyvidal @conipsip #FalaPortal #MiottoéÓttimo #conipsi #cojae #dojae #ciepClubedeImprensa #bandeiradoBrasilnajanela

Comentários

Autor: Ely Vidal

Olá, eu sou Psicanalista, Jornalista, Teólogo e pai de 7 filhos maravilhosos! Presido o Instituto IESS (Instituto de Educação e Serviço Social) que, dentre outras atividades, provê atendimentos psicanalíticos, suporte jurídico por meio da arbitragem e mediação de conflitos. CIP (Psicanalista) sob nº 0001-12-PF-BR. DRT (Jornalista) sob n° 0009597/PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.