O que representa o socialismo, Cidadão venezuelano, responde

Carta a Jim Carrey

Caro Jim:

Eu te admiro muito, mas às vezes parece que a incapacidade das estrelas de Hollywood de entender a política é diretamente proporcional ao seu talento de palco. Reagan sempre foi um ator com muito pouco talento, graças a Deus. Eu li que você foi convidado para o programa “Tempo Real com Bill Maher” da HBO, onde você disse: “Nós temos que dizer sim ao socialismo, à palavra e a tudo”. Talvez para você, como para toda a humanidade, a palavra “socialismo” é uma palavra que soa doce, que tem um som agradável. Todos querem se definir como socialistas, mesmo os da direita: Rajoy (Mariano Rajoy Brey, ex-presidente da Espanha) é rotulado como “social-democrata” e certamente é.

O socialismo é entendido em termos diários como a antítese do egoísmo, sinônimo de cuidar dos outros, a distribuição equitativa da riqueza, apoiar os mais fracos e suprir suas necessidades, para garantir a saúde e educação para todos, etc. E isso é bom, é isso que o direito do Primeiro Mundo quer. Parece que essa divisão entre direita e esquerda em termos ideológicos tem sofrido mutação, o que mais preocupa às pessoas é que seus governos sejam eficientes, honestos, que cumpram as suas obrigações constitucionais e que além disso, quase todas as constituições contemplem um profundo conteúdo de atenção ao ambiente social.

Então, sabemos que pelo menos nos países desenvolvidos, existem socialismos, com tons de esquerda ou direita. Supõe-se que é isso o que você quis dizer quando diz: “temos que dizer sim ao socialismo” e você dá um exemplo a essa magnífica nação que é o Canadá. Nesse sentido, não terei que cair sobre você como se você tivesse gravado uma cuña (uma espécie de propaganda) para o Saime (O SAIME é uma instituição do governo venezuelano, tradicionalmente responsável pelos serviços de registro civil. O nome deriva da sigla em espanhol para Servicio Administrativo de Identificación, Migración y Extranjería).

No entanto, é preciso dizer que, sob o nome de “socialismo” hoje estão escondidas profundas, curiosamente, contra o que é frequentemente visto como o socialismo, escondendo um autoritarismo intolerante; apenas e tão somente isto, “autoritarismo intolerante e sanguinário”, isso se não quisermos abrir de fato nossos olhos para enxergar uma ditadura aberta. Não é por acaso, Jim, que o neofascismo está florescendo bem e com muita força e poder na Alemanha que era socialista.

Se avaliarmos, pelo caso mais próximo que temos, o da Venezuela, o que encontramos é exatamente isso: nosso regime não é – valha-me Deus – a antítese do egoísmo. Muito pelo contrário, não há nada mais egoísta do que um regime que se apropria daquilo que pertence a todos, do poder ao dinheiro público; e é sob essa forma de governo que nós sofremos e que, desde que passou o grande cometa Haley, (Cometa Halley, visível na Terra em 70 a 80 anos. Foi visto em 09/02/86) tem sido chamado “Cleptocracia”.

Na Venezuela, querido Jim, – conforme o que acabei de te contar – não há distribuição igualitária de riqueza, essa riqueza está concentrada, como se viu muito pouco em nossa história, em muito poucas e escolhidas mãos.

Os mais fracos na Venezuela, estão apenas e tão somente sob os cuidados de Deus, fugindo do país como podem, sem saúde, sem medicamentos e sem comida, tragédia à qual se soma a hipócrita negação do regime que afirma, que a população nunca esteve tão bem e que até mesmo o governo colombiano deveria ser cobrado, para que proporcione aos seus cidadãos o mesmo bem-estar de que gozam os cidadãos que vivem em Venezuela. Isso é. Na Venezuela, querido Jim, as crianças estão deixando de ir à escola, seja porque precisam encontrar algum meio de sobreviver e até mesmo ajudar seus familiares a isso, ou porque não têm forças para ir à escola por falta de comida.

Na Venezuela, Jim, a antipatia à palavra socialismo, tem sido muito grande, porque ela representa a opressão contra o povo, à destruição de nossa nação, antes florescente, e também, o desespero de todos os cidadãos. (Laureano Márquez – @laureanomar – 12/09/2018)

(ap. Ely Silmar Vidal – Teólogo, Psicanalista, Jornalista e presidente do CIEP – Clube de Imprensa Estado do Paraná)

Contato:
(41) 98514-8333 (Oi)
(41) 99820-9599 (Tim)
(41) 99109-8374 (Vivo)
(41) 99821-2381 (WhatsApp)

Mensagem 140918 – O que representa o socialismo, Cidadão venezuelano, responde – (imagens da internet)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos: (ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:

http://www.portaldaradio.com

#COJAE

Comentários

Autor: Ely Vidal

Olá, eu sou Psicanalista, Jornalista, Teólogo e pai de 7 filhos maravilhosos! Presido o Instituto IESS (Instituto de Educação e Serviço Social) que, dentre outras atividades, provê atendimentos psicanalíticos, suporte jurídico por meio da arbitragem e mediação de conflitos. CIP (Psicanalista) sob nº 0001-12-PF-BR. DRT (Jornalista) sob n° 0009597/PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.