O que nos diferencia?

“O rico e o pobre se encontram; a todos o Senhor os fez.” (Pv 22:2)

1 – Entre os filhos dos homens, a divina Providência ordenou que alguns fossem ricos e outros pobres e eles estão misturados nas sociedades: a todos os fez o Senhor, que é tanto o Autor da sua existência como o que dispõe da sua sorte.
O maior homem do mundo deve reconhecer que Deus é o seu Criador, e que está sob as mesmas obrigações de se sujeitar a Ele que tem o mais humilde; e o mais pobre tem a honra de ser a obra das mãos de Deus, tanto quanto o maior. Não temos nós todos um mesmo Pai?

“Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Por que agimos aleivosamente cada um contra seu irmão, profanando a aliança de nossos pais?” (Ml 2:10)

“Aquele que me formou no ventre não o fez também a ele? Ou não nos formou do mesmo modo na madre?” (Jó 31:15)

Deus torna alguns ricos, para que possam ser caridosos com os pobres, e faz outros pobres, para que possam servir aos ricos; e eles têm necessidade, uns dos outros.

“E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.” (1 Co 12:21)

Ele fez alguns pobres, para exercitar sua paciência, e seu contentamento, e sua dependência de Deus; e fez outros ricos, para exercer a sua gratidão e beneficência.
Porquanto sempre tendes convosco os pobres, eles não desaparecerão da terra, e nem os ricos.

2 – Apesar da distância que existe, em muitos aspectos, entre os ricos e os pobres, ainda assim, em outros aspectos, eles se encontrarão, especialmente diante do Senhor, que é o Criador de todos eles, e que não estima o rico mais do que o pobre.

“Quanto menos àquele, que não faz acepção das pessoas de príncipes, nem estima o rico mais do que o pobre; porque todos são obras de suas mãos.” (Jó 34:19)

Os ricos e os pobres se encontram no tribunal da justiça de Deus, sendo todos culpados perante Deus, considerados culpados pelos pecados praticados e por terem sido moldados em iniquidade, tanto os ricos como os pobres; e se encontram diante do trono da graça de Deus; os pobres são tão bem-vindos como os ricos.
Há o mesmo Cristo, as mesmas Escrituras, o mesmo Espírito, o mesmo concerto de promessas, para ambos.
Há o mesmo céu para os santos pobres que existe para os ricos; Lázaro está no seio de Abraão. E há o mesmo inferno para os pecadores ricos que existe para os pobres. Todos estão no mesmo nível perante Deus, como também na sepultura. Os pequenos e os grandes estão ali. – (Matthew Henry – Comentários Provérbios 22:2 – pg: 834)

(ap. Ely Silmar Vidal – Teólogo, Psicanalista, Jornalista e presidente do CIEP – Clube de Imprensa Estado do Paraná)

Contato:
(41) 99109-8374 (Vivo)
(41) 99821-2381 (WhatsApp)

Mensagem 261118 – O que nos diferencia? – (imagens da internet)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos: (ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:

http://www.portaldaradio.com

#COJAE @elyvidal @radiocrista @pastorelyvidal @conipsip #FalaPortal #MiottoéÓttimo #conipsi #cojae #dojae #ciepClubedeImprensa #bandeiradoBrasilnajanela

Comentários

Autor: Ely Vidal

Olá, eu sou Psicanalista, Jornalista, Teólogo e pai de 7 filhos maravilhosos! Presido o Instituto IESS (Instituto de Educação e Serviço Social) que, dentre outras atividades, provê atendimentos psicanalíticos, suporte jurídico por meio da arbitragem e mediação de conflitos. CIP (Psicanalista) sob nº 0001-12-PF-BR. DRT (Jornalista) sob n° 0009597/PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.