O que é a vida, por Flávio Gikovate

“Não sei o que é a vida.
Eu sei que a vida acontece, eu sei que a gente quando se conscientiza de que está vivo, o fato já está consumado.
A segunda consciência é ver, que ela é finita, o que dá a característica dramática, e ao mesmo tempo, intrigante e estimulante da vida.
Eu acho que as pessoas às vezes ficam muito incomodadas com o fato de nós vivermos numa condição de incerteza e que portanto não sabemos nunca, quando e como tudo vai terminar e de que modo, é absolutamente indispensável para que o homem possa ser aquilo que ele é. Porque se a gente soubesse que vai viver tantos anos em tais condições e até o dia tal, provavelmente nós não teríamos o estímulo, a criatividade e a intrigante cultura que fomos capazes de construir.” (flávio Gikovate em resposta a Antônio Abujamra)

Comentários

Autor: Ely Vidal

Olá, eu sou Psicanalista, Jornalista, Teólogo e pai de 7 filhos maravilhosos! Presido o Instituto IESS (Instituto de Educação e Serviço Social) que, dentre outras atividades, provê atendimentos psicanalíticos, suporte jurídico por meio da arbitragem e mediação de conflitos. CIP (Psicanalista) sob nº 0001-12-PF-BR. DRT (Jornalista) sob n° 0009597/PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.