O inimigo de nossas almas

Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar – (1 Pe 5.8)

Revesti-vos de toda armadura de DEUS, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo – (Ef 6.11)

A – Seus nomes
1 – Diabo (Mt 4:1)
2 – Satanás (Jó 2:1-2)
3 – Serpente (Gn 3:1-4)
4 – Dragão (Ap 12:9)
5 – Belzebu (Mt 12:24)
6 – Inimigo (Mt 13:39)
7 – Adversário (1 Pe 5:8)
8 – Tentador (1 Ts 3:5)
9 – Mentiroso e Pai da mentira (Jo 8:44)
10 – Príncipe dos demônios (Mc 3:22)
11 – Acusador (Ap 12:10)
12 – Ladrão (Jo 10:1, 10)

B – Sua origem e sua queda
1 – Foi criado por DEUS (Ez 32:7-9)
2 – Era um querubim ungido e protetor, ministro de louvor (Ez 28:12-17)
3 – Foi derribado do céu por sua arrogância e presunção de querer ser como DEUS (Jr 49:16, 21) (Is 14:12-17, 19) (Ez 28:2, 17)

C – Sua obra
1 – Matar, roubar e destruir (Jo 10:10)
2 – Tentar (Mt 4:1)
3 – Oprimir (At 10:38)
4 – Mentir (At 5:3)
5 – Cegar as pessoas espiritualmente (2 Cor 4:4)
6 – Preparar ciladas (Ef 6:11)
7 – Trair (Jo 13:2)

D – Seu lugar de atuação e seu império/reino
1 – Ele habita nas regiões celestes [diferente de céu ou paraíso] (Ef 6:12)
2 – O diabo possui seu reino de trevas (Ef 6:12; Hb 2:14; Mt 12:25, 26; Cl 1:13)
3 – Possui um exército [Faraó é figura simbólica do diabo] (Ef 6:12)

E – Seu destino
1 – Inferno ou lago de fogo (Ap 20:10; Mt 25:41)

Geralmente em guerras sempre há uma preparação para os soldados que pelejarão por sua nação. O País se prepara comprando armamentos, investindo em munição, em tanques, cargas, enfim, mune-se de excelentes armas para vencer seus inimigos. Além de toda essa preparação os combatentes precisam conhecer muito bem a nação rival, suas estratégias, sua maneira de guerrear, sua história, suas armas, seu comandante, e assim por diante.
Nós somos os soldados de Cristo e estamos em guerra com o império das trevas, contra as hostes da maldade, pois nossa luta não é contra carne nem contra o sangue, mas contra as potestades e principados nas regiões celestes.
Precisamos, portanto, nos revestir de toda a armadura de DEUS, não nos esquecendo de nenhuma peça sequer, pois tudo influirá ou encadeará para nossa vitória.
A bíblia diz: “Sujeitai-vos, pois a DEUS, resisti ao diabo e ele fugirá de vós.” Entendemos que antes de qualquer coisa precisamos nos submeter a DEUS e sua vontade, cumprindo as ordens do Senhor dos Exércitos para que o diabo fuja ao vir ao nosso encontro, como está escrito: Quando o inimigo vier com suas torrentes impetuosas, o ESPÍRITO SANTO arvorará sua bandeira. De fato precisamos nos submeter a DEUS e nos firmar na força do seu poder, só assim poderemos permanecer de pé diante das astutas ciladas do diabo.
Temos de saber com quem estamos lutando, precisamos conhecer o nosso adversário, não para temê-lo, mas sim para enfrentá-lo como bons soldados que não se embaraçam com coisas desta vida, que militam em prol do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, que combatem o bom combate e guardam a fé.
O diabo está bramando como um leão, buscando a quem possa tragar, furioso, querendo matar, roubar, destruir vidas, tentando os eleitos, oprimindo pessoas, enganando outros com suas mentiras, jogando laços de morte e operando a traição na sociedade em geral, cegando o entendimento dos incrédulos para que não lhes resplandeça a luz do evangelho de Cristo. Mas para isso se manifestou o Filho de DEUS, para desfazer as obras do diabo… JESUS foi ungido por DEUS em seu ministério terreno com Espírito Santo e com virtude para fazer o bem e curar todos os oprimidos do diabo. Aleluia. Não temos de temer a Satanás, pois aquele que está conosco é maior do que o que está no mundo, o que precisamos é vigiar para não darmos lugar a ele, como está escrito: Não deis lugar ao diabo.
O inimigo de nossas almas anda passeando pela terra para fazer o mesmo que fez com Jó e sua casa, tentando fazer os servos do TODO PODEROSO blasfemarem contra o SANTO DE ISRAEL, contudo assim como Jó resistiu, devemos nós também suportar e louvarmos ao Senhor mesmo em meio a provações.
A serpente era a mais astuta dentre as animálias do jardim e enganou a Eva, negando toda a verdade dita por DEUS, o criador. O dragão, a antiga serpente não mudou, continua lutando contra toda a verdade de Cristo, pois é o pai da mentira e quando fala mentira, fala do que lhe é próprio, vemos que ele em nada parece com Jesus, pois Jesus é a verdade, o caminho e a vida.
O Maligno possui muitos filhos, estes são aqueles que vivem na mentira, na prática do pecado, pois o pecado é do diabo, que peca desde o princípio. Os filhos normalmente se parecem com seus pais. Você, com quem se parece? Com DEUS, o PAI das luzes ou com o diabo, o príncipe das trevas?
Satanás se rebelou contra DEUS ainda no céu, querendo por seu ninho acima do trono de DEUS, querendo ser semelhante ao Altíssimo, a soberba, o orgulho e a vaidade encheram o coração de Lúcifer, o anjo que resplandecia de luz, adornado com pedras preciosas e que possuía adufes, címbalos em si mesmo, contudo nem a sua formosura nem sua beleza, nem seu alto cargo no céu foram capaz de livrá-lo de sua queda, por isso DEUS rejeita os soberbos, pois estes se parecem com satanás. Então cuidemos de deixar o orgulho e a vaidade, para não sermos rejeitados por DEUS.
Depois de sua queda houve grande silencio no céu, um momento de luto, os louvores cessaram por um momento, é o que a bíblia relata nos profetas do velho testamento.
É claro que sua queda se deu a muito tempo atrás, antes da criação divina, pois sabemos que DEUS criou primeiro os anjos e depois os homens.
Depois de caído, lúcifer agora se torna o arqui inimigo de DEUS e de tudo que se relaciona com DEUS, somos a imagem e semelhança do CRIADOR e por isso somos tão odiados pelo adversário.
Ele tenta escarnecer de DEUS fazendo o homem se vestir de mulher e vice versa, convence o homem de se tatuar por inteiro, por piercings e fazer covas no corpo, porque o corpo é o templo do Espírito Santo.
Devemos orar muito e sempre vigiar nisso, pois não ignoramos seus ardis, suas astúcia, sua fúria.
Satanás já tem um futuro garantido, arderá no inferno para sempre, ele e seus demônios e todos aqueles que não têm seus nomes escritos no livro da vida. Todos estes sofrerão no lago de fogo e enxofre, onde há choro e ranger de dente, onde a chama não se apaga e os bichos (vermes) não se apartam. O inferno é como um grande lixão, onde se queima aquilo que não presta.
O diabo merece mesmo o inferno, por todas as suas iniquidades. Ele e seus exércitos.
O interessante é que até o diabo se organiza, ele tem principados, potestades, hostes. Parece um quartel com suas patentes diferentes. É contra estes que devemos lutar.
Igreja do DEUS vivo, se levante na terra para brilhar e tirar vidas do império das trevas. Levanta-te e resplandece por que já vem a tua luz e a glória do Senhor vem nascendo sobre ti. Fomos transportados do império das trevas para a maravilhosa luz de CRISTO. Libertos do pecado para anunciar as virtudes de JESUS.
O império da morte não tem mais poder sobre nós, somos príncipes do Senhor, sacerdócio real.
Toda a terra espera pela tua manifestação, ó igreja. Levai o evangelho da paz para os que habitam na sombra da morte, para os que estão em trevas, falai do amor de DEUS. Ó igreja de JESUS.

Estudo feito por Frankcimarks Oliveira -/oleaodejuda.blogspot.com.br/2009/11/o-inimigo-de-nossas-almas.html

Comentários

Autor: Ely Vidal

Olá, eu sou Psicanalista, Jornalista, Teólogo e pai de 7 filhos maravilhosos! Presido o Instituto IESS (Instituto de Educação e Serviço Social) que, dentre outras atividades, provê atendimentos psicanalíticos, suporte jurídico por meio da arbitragem e mediação de conflitos. CIP (Psicanalista) sob nº 0001-12-PF-BR. DRT (Jornalista) sob n° 0009597/PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.