O encontro com o perdão

“Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).” (Jo 4:7-9)

Costumeiramente não era aquele o horário que mulheres iam buscar água, e menos ainda sozinhas, aquela mulher especialmente, estava só, e fora buscar água.
Os motivos que a levaram a ir àquela hora buscar água, não fica claro, pode ter sido por inúmeras razões, desde o simples fato de uma necessidade repentina, como o fato de essa mulher, ser alguém, até mesmo, rechaçada pela sociedade, porque, normalmente iam em grupos.
Quando alguém queria encontrar uma mulher para que fosse sua esposa, ia a esses poços, e lá encontravam muitas jovens, e naturalmente que ali também encontravam as mulheres de má fama.
Esta mulher, percebe-se pela palavra, ser uma pessoa mais madura, e com um passado pouco aceitável.
Percebe-se que ela se dispunha a falar com estranhos, e que tinha uma facilidade em converter coisas sérias em provocativas, além de possuir facilidade para a malícia; porém, percebe-se um sonho de algo que um dia possa ser melhor do que naquele momento se apresentava.
Ela se surpreendeu com o pedido, porque um rabí não falava com uma mulher em público, nem mesmo com sua própria esposa, e menos ainda, aceitaria a bebida de um copo de uma samaritana.
Mas Jesus falou com ela, e além disso, aceitou a água e no copo que ela lhe oferecia. Seus discípulos mesmo, acharam estranhíssimo tal fato:

“E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela?” (Jo 4:27)

Muitos julgam que a glória de Deus é maior, quando nenhuma participação humana existe, enganam-se, pois, nada ofusca a majestade Divina, e muito ao contrário do que pensa a maioria, Deus inúmeras vezes nos pede que façamos isto ou aquilo, quando então Ele seja engrandecido, porque enfim o propósito divino será cumprido.
E muitas vezes, Ele mesmo pode solicitar algo, porque sabe que é a melhor maneira de ganhar tua alma, porque assim te levanta a auto-estima, afinal de contas, Deus solicitou a ti um serviço.
Em alguns momentos parece até que o que dá descanso, possa estar cansado demais para cumprir algo, ou mesmo, que Ele que é o próprio Deus fala comigo ou contigo que somos pecadores e perdidos. Aquele que é a própria vida, pede a ti que lhe dê a tua atenção. Ele que tem todo poder, solicita de ti a tua atenção.
Pois é, Ele falou contigo, te chamou, te pediu que o atendesse, e sendo que Ele não necessita de ti e menos ainda necessita de qualquer coisa desta terra.
Ele que é o próprio poço, a própria água da vida, te pede a ti, que lhe sacie a sede.
Sinta o quanto isso é importante, e entenda que Ele só pede algo a alguém que seja muito importante, portanto saiba, você é a importância em vida.
Agora, que Ele, te reconciliou com o Seu amor eterno, aproveite e reconcilia-te com os outros, porque não há mais razão alguma para separações, quando o próprio Deus contigo se reconciliou e te mostrou o caminho que dEle, e somente dEle flui.
Ela era mulher e era samaritana, e por isso era desprezada, mas nela, foi demonstrada a reconciliação, não importa tua reputação, teus pecados, não importa absolutamente nada, Ele te acolheu. Por ti entregou-se na cruz do calvário.

(ap. Ely Silmar Vidal – Teólogo, Psicanalista, Jornalista e presidente do CIEP – Clube de Imprensa Estado do Paraná)

Contato:
(41) 99820-9599 (TIM)
(41) 98514-8333 (OI)
(41) 99109-8374 (Vivo)
(41) 99821-2381 (WhatsApp)

Mensagem 040119 – O encontro com o perdão – (imagens da internet)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos: (ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:

http://www.portaldaradio.com

#COJAE @elyvidal @radiocrista @pastorelyvidal @conipsip #FalaPortaldaRadio #BoicoteaRedeGlobo #conipsi #cojae #dojae #ciepClubedeImprensa #abaixoaRedeGlobo

Comentários

Autor: Ely Vidal

Olá, eu sou Psicanalista, Jornalista, Teólogo e pai de 7 filhos maravilhosos! Presido o Instituto IESS (Instituto de Educação e Serviço Social) que, dentre outras atividades, provê atendimentos psicanalíticos, suporte jurídico por meio da arbitragem e mediação de conflitos. CIP (Psicanalista) sob nº 0001-12-PF-BR. DRT (Jornalista) sob n° 0009597/PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.