Mourão e Bolsonaro, braço forte mão amiga

Todo mundo conhece a tática do morde e assopra, pois trata-se de algo que se usa, inclusive com crianças, na educação infantil, mas que serve a todos os meios.
A afirmação de que os militares acabaram deixando a tomada das universidades e da mídia pela esquerda é real, isso aconteceu, embora possamos analisar também pela ótica de que: uma sociedade verdadeiramente democrática, permite-se ao convívio entre pensamentos diferentes sem que um macule ao outro.
E quanto à ideia de que os militares nunca se preocuparam em desfazer a ideia de “ditadura militar”, que também não é errônea, porém, que igualmente se pode ver como sendo uma espécie de não necessidade de se desmanchar esse ponto de vista, até pelo fato, de que quanto mais você seja visto como duro e como ruim, pode ser mais tranquilo para o exercício do poder, sem o emprego total da força.

Com relação ao tato de que Mourão esteja atuando contrariamente a muitas das ideias que o Bolsonaro propagandeou durante sua campanha e que foram ao encontro do que os eleitores conservadores aprovaram e por isso votaram nele, não serve como uma lógica, porquanto o fato de que, ao longo da carreira de Bolsonaro, muitas coisas que ele defendeu durante a campanha, não condiziam com o que havia sido dito anteriormente, o que não o desmente; portanto, o fato de Mourão falar uma coisa, embora talvez, pudesse querer dizer outra, também não o desmerece, uma vez que ele tem uma linha estratégica que ele precisa levar adiante, doa a quem doer, ainda que tenha que doer nele.
Dizem alguns que Mourão antes das eleições, era conhecido somente por intervencionistas, ignoram que Mourão foi o comandante da 5ª Região Militar, e que portanto teve sob seu comando, perto de 50.000 homens. Colocando-se isso em termos práticos, percebe-se que o alcance de um general nesse estágio, o deixa muito mais poderoso, do que querem os que avaliam de forma tão leviana.
Que o eleitor nem tivesse ideia de quem era Mourão, não passa de uma falácia, até porque um militar, é conhecido, dentro e fora de suas tropas, por militares e por não militares, porquanto, seu trabalho é visto e avaliado a todo instante. A diferença está no fato de que na caserna, não se puxam os louros para si.

Levando-se em conta de que a personagem principal no governo é o Bolsonaro, e que vice, sempre foi vice, não podendo sequer abrir a boca, creio que podemos ficar tranquilos com o que Mourão falar. Além disso, sabendo que Mourão é um homem da caserna, tendo ido para a reserva em 2018, podemos ter a certeza que para ele a hierarquia e a disciplina, estão acima de tudo, especialmente, acima do que quer que ele pense a respeito disto ou daquilo; ele sempre seguirá à risca as normas diretivas adotadas por seus superiores, independentemente de isso ser o que ele pensa ou não.

(ap. Ely Silmar Vidal – Teólogo, Psicanalista, Jornalista e presidente do CIEP – Clube de Imprensa Estado do Paraná)

Contato:
(41) 99820-9599 (TIM)
(41) 98514-8333 (OI)
(41) 99109-8374 (Vivo)
(41) 99821-2381 (WhatsApp)

Mensagem 240419 – Mourão e Bolsonaro, braço forte mão amiga – (imagens da internet)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos: (ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:

http://www.portaldaradio.com

@elyvidal @radiocrista @pastorelyvidal @conipsip @CiepClube
#FalaPortaldaRadio #conipsi #cojae #dojae

Comentários

Autor: Ely Vidal

Olá, eu sou Psicanalista, Jornalista, Teólogo e pai de 7 filhos maravilhosos! Presido o Instituto IESS (Instituto de Educação e Serviço Social) que, dentre outras atividades, provê atendimentos psicanalíticos, suporte jurídico por meio da arbitragem e mediação de conflitos. CIP (Psicanalista) sob nº 0001-12-PF-BR. DRT (Jornalista) sob n° 0009597/PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.