E la nave vá

Um roteiro de Federico Fellini, que tem como pano de fundo o ano de 1914 e o enterro de uma grande e famosa cantora de ópera, que reúne a bordo de um luxuoso navio inúmeros artistas e nobres. Amigos e inimigos ali estão e no decorrer da viagem, o grupo encontra um outro grupo, (estes agora, são refugiados sérvios à deriva no meio do mar. Pessoas que fogem das perseguições por conta do assassinato de uma pessoa importante, por um deles) com este encontro, passam a viajar em conjunto, até que se deparam com um navio de guerra que estava buscando justamente esses refugiados que estavam a deriva.
Chega a haver uma manobra política em favor da paz, mas um dos refugiados, resolve jogar uma bomba no navio austro-húngaro, e dessa forma, a resposta do navio de guerra é crucial para a sorte deste navio.

“[Um] navio naufraga, sobrevivem apenas o narrador e um rinoceronte, espécie de figura surgida do inconsciente da história. O naufrágio simbólico [dos cantores e cantoras] que povoam o mundo da ópera evoca um naufrágio mais profundo. Os náufragos são caricaturas inventadas por Fellini, rostos patéticos e de paródia que, a partir do exagero, expressam certa verdade de um mundo. E la Nave Va é a primeira parte de um naufrágio que irá se prolongar em Ginger e Fred e Entrevista, duas obras melancólicas sobre a destruição do cinema pela televisão.” (Quintana)

Sabendo que o naufrágio é o limite da vontade de viver, devemos lembrar o que nos fala Brunetta: “Nos últimos filmes de Fellini, o diretor forçou seus personagens a aceitar o próprio vazio e sentido de dispersão [uma deriva emocional], preenchendo o vazio com uma falsa alegria e falso relacionamento com os outros.”
O muro de Berlim ainda estava de pé, e a tensão dos artistas centralizavam seu apoio contra o capitalismo

(ap. Ely Silmar Vidal – Teólogo, Psicanalista, Jornalista e presidente do CIEP – Clube de Imprensa Estado do Paraná)

Contato:
(41) 98514-8333 (Oi)
(41) 99820-9599 (Tim)
(41) 99109-8374 (Vivo)
(41) 99821-2381 (WhatsApp)

Mensagem 060818 – E la nave vá – (imagens da internet)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos: (ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:

http://www.portaldaradio.com

#CONIPSI

Comentários

Autor: Ely Vidal

Olá, eu sou Psicanalista, Jornalista, Teólogo e pai de 7 filhos maravilhosos! Presido o Instituto IESS (Instituto de Educação e Serviço Social) que, dentre outras atividades, provê atendimentos psicanalíticos, suporte jurídico por meio da arbitragem e mediação de conflitos. CIP (Psicanalista) sob nº 0001-12-PF-BR. DRT (Jornalista) sob n° 0009597/PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.