Duas forças movimentam o planeta: o Bem e o Mal

“Quando Deus perguntou a Caim onde estava Abel, Caim replicou, zangado, com outra pergunta: “Sou por acaso o guardião de meu irmão?”. O maior filósofo ético do nosso século, Emmanuel Levinas, comentou que dessa pergunta zangada de Caim, começou toda a imoralidade. É claro que sou o guardião do meu irmão; e sou e permaneço uma pessoa moral enquanto não pergunto para uma razão especial para sê-lo. Quer eu admita, quer não, sou o guardião do meu irmão, porque o bem-estar do meu irmão depende do que eu faço ou do que eu me abstenho de fazer. E sou uma pessoa moral porque reconheço esta dependência e aceito esta responsabilidade que ela implica. No momento em que questiono esta dependência, e, peço como fez Caim, que me dêem razões para que eu me preocupe, renuncio à minha responsabilidade e deixo de ser um ser moral. A dependência de meu irmão é que me faz um ser ético. A dependência e a ética estão juntas, e juntas elas caem (BAUMAN, Sociedade Individualizada, 2008).”

Isto é o que regula a vida do ser humano. Se não tivéssemos isso, com toda a certeza não teríamos as forças que se contrapõem.
E isso, em todos os níveis: amor, ódio; alegria, tristeza; riqueza, pobreza; luz, trevas; etc…

E desde sempre esse antagonismo está presente: Caim e Abel; Jacó e Esaú, mais especificamente, porém, não somente.

E desta forma: Rússia, China, Coreia do Norte, Cuba, Venezuela, que são os contrapontos a: Estados Unidos, Israel, etc…
O problema não está naquilo que você gosta, você pode optar pelo que queira, o que não pode é ignorar, que aquilo que te faz bem, necessariamente não fará tão bem para o outro, e o outro pode sim, querer escolher um caminho distinto do teu, o que não o faz melhor ou pior que você. No entanto, é claro que não se pode ignorar os padrões morais e éticos que regem a um ou a outro.

(ap. Ely Silmar Vidal – Teólogo, Psicanalista, Jornalista e presidente do CIEP – Clube de Imprensa Estado do Paraná)

Contato:
(014) 41 98514-8333 (Oi)
(041) 41 99820-9599 (Tim)
(015) 41 99109-8374 (Vivo)
(021) 41 99821-2381 (WhatsApp)

Mensagem 170418 – Duas forças movimentam o planeta: o Bem e o Mal – (imagens da internet)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos: (ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:

http://www.portaldaradio.com

#TestemunhadeJesusCristo

Comentários

Autor: Ely Vidal

Olá, eu sou Psicanalista, Jornalista, Teólogo e pai de 7 filhos maravilhosos! Presido o Instituto IESS (Instituto de Educação e Serviço Social) que, dentre outras atividades, provê atendimentos psicanalíticos, suporte jurídico por meio da arbitragem e mediação de conflitos. CIP (Psicanalista) sob nº 0001-12-PF-BR. DRT (Jornalista) sob n° 0009597/PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.