Brasil pode entrar para a OTAN

OTAN que quer dizer: Organização do Tratado do Atlântico Norte, (ou NATO North Atlantic Treaty Organization), podemos dizer que se trata de uma instituição militar, que foi criada, sob o contexto da Guerra Fria. Em linhas gerais, basicamente, é um tratado de defesa mútua entre vários países.
Por esse tratado, os países membros da OTAN, que porventura fossem atacados, poderiam contar com a defesa dos demais países aliados imediatamente.

Esta instituição foi criada em 1949, e alguns países como: Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Reino Unido, passaram a fazer parte deste acordo.
E a partir de sua fundação, alguns outros países vêm ingressando no acordo, como a Grécia, Turquia, Alemanha Ocidental, Espanha, Polônia, Hungria e República Tcheca, Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Albânia, Croácia e Montenegro.

Alguns outros países vêm a cada dia somando esforços para juntar-se a esse tratado, uma vez que o mundo encontra-se muito dividido.
Colômbia e Brasil já constam como pretendentes, apesar de haver diferenciação entre países membros e países não membros, porém parceiros. Está provado, que mesmo na parceria, todos têm a ganhar.

Como deixou claro Jens Stoltenberg, que ocupa o cargo de secretário-geral da NATO, desde 01/10/14, em entrevista à REUTERS:

“Até 2017, a Otan não tinha nenhum parceiro na América Latina, então em 2017 conseguimos nosso primeiro parceiro, que foi a Colômbia, e ser um parceiro próximo da Otan é algo que é bom para a Otan e para o país parceiro”.

“Então, claro, é possível considerar a possibilidade de outros países da América Latina também se tornarem parceiros, o que então forneceria uma plataforma, uma estrutura para estreita cooperação política e prática”.

Pudemos ver, no mês passado, durante uma entrevista coletiva na Casa Branca, que Trump afirmou que recomendaria o Brasil, como um “importante aliado extra-Otan”, e que poderia inclusive apoiar o Brasil em uma campanha, que tornaria nossa nação “talvez um aliado da Otan”. Elementar que parceiros não são membros:

“Não. Parceiros não são membros. Mas, eles são parceiros muito próximos. Nós trabalhamos muito intimamente com eles, na prática e politicamente e é uma maneira muito boa de fortalecer a cooperação com a Otan e com países que não são membros da aliança”.

E sobre a possibilidade de o Brasil vir a se tornar um parceiro, Jens disse:

“Bem, alguém tem que propor e também precisa ser um pedido do Brasil mas… nós acabamos de concordar com a Colômbia em tornar a Colômbia um parceiro próximo da Otan e, claro, é absolutamente possível ter mais parceiros na América Latina, mas precisa ser um desejo expresso pela América Latina e, claro, é algo que precisamos discutir entre os 29 aliados”.

Bem, o martelo não foi batido, porém, tudo nos leva a crer, que estamos no caminho certo, e que podemos vir a ter dias muito prósperos em um futuro muito próximo.

(ap. Ely Silmar Vidal – Teólogo, Psicanalista, Jornalista e presidente do CIEP – Clube de Imprensa Estado do Paraná)

Contato:
(41) 99820-9599 (TIM)
(41) 98514-8333 (OI)
(41) 99109-8374 (Vivo)
(41) 99821-2381 (WhatsApp)

Mensagem 070419 – Brasil pode entrar para a OTAN – (imagens da internet)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos: (ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:

http://www.portaldaradio.com

@elyvidal @radiocrista @pastorelyvidal @conipsip @CiepClube
#FalaPortaldaRadio #conipsi #cojae #dojae

Comentários

Autor: Ely Vidal

Olá, eu sou Psicanalista, Jornalista, Teólogo e pai de 7 filhos maravilhosos! Presido o Instituto IESS (Instituto de Educação e Serviço Social) que, dentre outras atividades, provê atendimentos psicanalíticos, suporte jurídico por meio da arbitragem e mediação de conflitos. CIP (Psicanalista) sob nº 0001-12-PF-BR. DRT (Jornalista) sob n° 0009597/PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.