Amigo e Irmão

“Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!” (Sl 133:1)

“E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, e vacas, e tendas.
E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos, porque a sua fazenda era muita; de maneira que não podiam habitar juntos.
E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os ferezeus habitavam, então, na terra.
E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque irmãos somos.
Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; se escolheres a esquerda, irei para a direita; e, se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.” (Gn 13:5-9)

“É bom estar em boa companhia e caminhar com aqueles com quem Deus está.” (Matthew Henry)

“Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Naquele dia, sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla da veste de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.” (Zc 8:23)

“Aqueles que são parceiros do povo de Deus, na sua obediência e nos seus sofrimentos, serão seus parceiros nas suas alegrias e nos seus consolos.” (Matthew Henry)

“Regozijai-vos com Jerusalém e alegrai-vos por ela, vós todos que a amais; enchei-vos por ela de alegria, todos que por ela pranteastes;
para que mameis e vos farteis dos peitos das suas consolações; para que sugueis e vos deleiteis com o resplendor da sua glória.” (Is 66:10-11)

“Agora, sendo ambos muito ricos, a terra não podia contê-los, para que pudessem residir confortavelmente e pacificamente, juntos.
De modo que as suas riquezas podem ser consideradas:
(1) Como colocando uma distância entre eles. Por ser o lugar apertado para ambos, e não terem lugar para o seu gado, era necessário que se separassem. Observe que todo consolo deste mundo tem a sua cruz acompanhando-o. Os negócios são um conforto. Mas têm neles a sua inconveniência, não nos permitindo a companhia daqueles a quem amamos – com a frequência, nem com a duração que poderíamos desejar.
(2) Como colocando-os em desacordo, um com o outro. Observe que as riquezas são, frequentemente, motivos para brigas e contendas entre parentes e vizinhos. Esta é uma daquelas concupiscências loucas e nocivas em que podem cair aqueles que desejam ser ricos.” (Matthew Henry)

“Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.” (1 Tm 6:9)

“As riquezas não somente produzem assuntos para contendas, e são as coisas sobre as quais se briga, mas também despertam um espírito de rivalidade, tornando as pessoas orgulhosas e cobiçosas. (Meum e tuum – Meu e), são os grandes instigadores de brigas, do mundo. A pobreza e o esforço, as necessidades e as peregrinações, não puderam separar Abrão de Ló. Mas as riquezas, sim. Os amigos são perdidos em breve. Mas Deus é um amigo de cujo amor, nem a altura da prosperidade, nem a profundeza da adversidade, podem nos separar.” (Matthew Henry)

Bem sabemos que a riqueza de dons espirituais também nos podem separar, e em muitos momentos nos vemos como superiores a fulano, a sicrano ou a beltrano, e que temos dons que o outro não tem, porque temos muito mais proximidade com o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, com o Deus de Nosso Senhor e Salvador Jesus, que é o Cristo de Nazaré. Esquecemo-nos porém, de lavar os pés a nossos irmãos, que o maior sempre será o menor, que o último necessariamente não será o último ou o primeiro, ou mesmo segundo; porém, que últimos poderão ser primeiros de fato e de direito.
E é nisto que me fala o Senhor nestas palavras, não me elevando a categoria alguma, senão me mostrando o quanto estamos presos uns aos outros, primeiramente pela nossa origem, que vem já desde adão e que justamente por isso, nos torna uns responsáveis pelos outros.

“E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?” (Gn 4:9)

“Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.” (1 Co 11:16)

Que o Senhor te abençoe e te guarde e que sobre ti sejam as infinitas bençãos com a abundância da eterna Misericórdia em Jesus, o Cristo de Nazaré, amém e amém!

(apóstolo ely silmar vidal – skype: siscompar – fones: (tim) 041-41-9820-9599 – (claro) 021-41-9821-2381 – (vivo) 015-41-9109-8374 – mensagem 230515 – Amigo e Irmão – imagens da internet)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos:

(ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

#Cojae #Conipsi #Dojae #RádioEvangélica #PortalDaRádio #TurbineSuasVendas #GanheVisitas #SantoDosSantos #InstitutoIESS #CalaaBocaPTralha #IntervençãoConstitucional #IgrejaEvangélicaSantoDosSantos

Comentários

Autor: Ely Vidal

Olá, eu sou Psicanalista, Jornalista, Teólogo e pai de 7 filhos maravilhosos!

Presido o Instituto IESS (Instituto de Educação e Serviço Social) que, dentre outras atividades, provê atendimentos psicanalíticos, suporte jurídico por meio da arbitragem e mediação de conflitos.

CIP (Psicanalista) sob nº 0001-12-PF-BR.
DRT (Jornalista) sob n° 0009597/PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *