A preguiça e suas consequências

“O preguiçoso esconde a sua mão ao seio; e não tem disposição nem de torná-la à sua boca.” (Pv 19:24)

O preguiçoso é aqui apresentado como um tolo, pois:
1 – Toda a sua preocupação está em resguardar-se do trabalho e do frio.
Veja a sua postura: ele esconde a sua mão no seio, fingindo que é aleijado e que não pode trabalhar; as suas mãos estão frias, e ele deve aquecê-las no seu seio; e, quando estiverem aquecidas ali, ele deverá mantê-las assim.
Ele abraça a si mesmo, na sua própria tranquilidade, e não deseja trabalho nem dificuldade.
Que trabalhem os que amam o trabalho; o preguiçoso acha que não há vida mais agradável do que ficar parado, ocioso, sem fazer nada.
2 – Ele não se esforçará para se alimentar – uma elegante hipérbole; como dizemos, um homem é tão preguiçoso que não se livrará das chamas sobre ele, também aqui, ele não consegue encontrar forças para tirar sua mão do seu seio, nem para colocar alimento na sua própria boca.

“Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.” (2 Ts 3:10)

Se a lei disser que os que não trabalham não devem comer, ele preferirá passar fome, a se mexer. Assim, o seu pecado é a sua punição; portanto, é uma grave tolice.

“A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.” (2 Ts 3:12) – (Matthew Henry – Comentários Provérbios 19:24 – pg: 820 e 821)

(ap. Ely Silmar Vidal – Teólogo, Psicanalista, Jornalista e presidente do CIEP – Clube de Imprensa Estado do Paraná)

Contato:
(41) 99109-8374 (Vivo)
(41) 99821-2381 (WhatsApp)

Mensagem 201118 – A preguiça e suas consequências – (imagens da internet)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos: (ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:

http://www.portaldaradio.com

#COJAE @elyvidal @radiocrista @pastorelyvidal @conipsip #FalaPortal #MiottoéÓttimo #conipsi #cojae #dojae #ciepClubedeImprensa #bandeiradoBrasilnajanela

Comentários

Autor: Ely Vidal

Olá, eu sou Psicanalista, Jornalista, Teólogo e pai de 7 filhos maravilhosos! Presido o Instituto IESS (Instituto de Educação e Serviço Social) que, dentre outras atividades, provê atendimentos psicanalíticos, suporte jurídico por meio da arbitragem e mediação de conflitos. CIP (Psicanalista) sob nº 0001-12-PF-BR. DRT (Jornalista) sob n° 0009597/PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.