A dança de Zorba

Mikis Theodorakis, nascido em 1925, conta hoje com 93 anos, é um compositor e político grego. Apesar de suas ideias esquerdopatas, eu não me permito deixar de enaltecer o que considero um dos momentos mais lindos do cinema.

Este homem ficou mundialmente conhecido pelas trilhas sonoras dos filmes “Zorba, o Grego” em 1964 e “Serpico” em 1973, e passou a ser considerado, juntamente com o solista do bouzouki, o Kostas Papadopoulos e o baixista Vangelis Papangelidis, os responsáveis pela criação da dança Sirtaki, imortalizada no filme “Zorba, o Grego”.

O Sirtaki, apesar de não ser uma dança tradicional grega, é uma dança popular de origem grega, e foi criada, misturando ritmos lentos e rápidos da dança folclórica grega, chamada hasapiko.

Sirtáki é uma expressão com origem da palavra grega syrtos, que é um nome comum na ilha de Creta, onde o filme foi rodado.

Além do filme que nos dá mostras da beleza do homem grego em sua simplicidade humana, tive a felicidade de poder ver, através de um vídeo do youtube, um momento ímpar acontecido em 2011, durante um Festival Grego que acontecia nas ruas da cidade de Ottawa, no Canadá.

Nesse filme pude rever que a liberdade que une gerações, é mais que viva, quando se depara com a leveza do Sirtáki.
Nesse momento, todos se encontram, jovens, velhos, homens, mulheres, e não importa absolutamente nada, apenas unem-se e mostram ao sabor do vento que a liberdade é tudo o de que necessitam um a um nessa doce sintonia.
A fonte é a harmonia, originada pelo ser. Nada mais importa, pois o que se sente é que o que move a um, é exatamente o que move ao outro, ou seja, o espírito que arde no interior de cada um.
Percebe-se que todos falam, embora sozinhos, a linguagem da hora do encontro entre a harmonia e a poesia.
Aos poucos, vemos que o número de pessoas cresce, e o entrosamento é perfeito na dança que se tornou universal, ainda que surgida muito depois de tantas outras formas de manifestação.
A mistura é grande e interessante, com pessoas de nacionalidades distintas, de idades diversas, que formam o grande encontro dando o tom para o Grand finale…

(ap. Ely Silmar Vidal – Teólogo, Psicanalista, Jornalista e presidente do CIEP – Clube de Imprensa Estado do Paraná)

Contato:
(41) 98514-8333 (OI)
(41) 99109-8374 (Vivo)
(41) 99821-2381 (WhatsApp)

Mensagem 020719 – A dança de Zorba – (imagens da internet)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos: (ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:

http://www.portaldaradio.com

@elyvidal @radiocrista @pastorelyvidal @conipsip @CiepClube
#FalaPortaldaRadio #conipsi #cojae #dojae

Comentários

Autor: Ely Vidal

Olá, eu sou Psicanalista, Jornalista, Teólogo e pai de 7 filhos maravilhosos! Presido o Instituto IESS (Instituto de Educação e Serviço Social) que, dentre outras atividades, provê atendimentos psicanalíticos, suporte jurídico por meio da arbitragem e mediação de conflitos. CIP (Psicanalista) sob nº 0001-12-PF-BR. DRT (Jornalista) sob n° 0009597/PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.