371 anos, para que servem afinal?

Por conta da Batalha dos Guararapes que o ano de 1648, passa a ser considerado como o ano de fundação de nosso Exército Brasileiro. São portanto 371 anos desde a sua fundação.
Dentro desses 371 anos, a instituição com toda a certeza, isso para não falar da evidência, vem estabelecendo os critérios internos e externos para aceitar em seus quadros A ou B. Também para aceitar a ingerência de A ou B, uma vez que não se trata de uma instituição que surgiu de um sono, ou de um mero acaso, ou obra do destino.

Seguindo a isso, as Forças Armadas se formam, constituídas pelo Exército, bem como, pelas pós criadas Marinha e Força Aérea, perfazendo assim aquilo que será conhecido como sendo uma gloriosa instituição nacional, permanente e regular, com a missão constitucional de zelar pela defesa da Pátria, pela garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa destes, da lei e da ordem.

Porque adotamos o Serviço Militar como sendo obrigatório, temos uma das maiores forças militares do mundo, com um efetivo aproximado de um milhão e meio de homens com idade para atender suas obrigações militares por ano.
Além disso, contamos com as chamadas Forças Reserva e que são as auxiliares, previstas na nossa Constituição Federal, que são as Polícias Militares, e os Corpos de Bombeiros (quer sejam: militares, estaduais, ou mesmo distritais).
São as Forças Armadas subordinadas ao Ministério da Defesa, e tem por Comandante Supremo das mesmas o Presidente da República, atualmente representado pelo ilustre Jair Messias Bolsonaro.
Trata-se do terceiro maior contingente do Continente Americano, e além disso, o segundo maior da América Latina.
Em 2014 tínhamos uma tropa com aproximados 300 mil homens, o que nos constituía a 17ª maior tropa do mundo.
Apesar de não termos ameaças sérias externas ou internas, nossas Forças, que estão sempre se reinventando, não estão encalhadas, dormindo, ou mesmo em condições, para que surja algum idiota qualquer, achando que já pode dizer como se forma uma Força Armada para a defesa de uma nação como a nossa.
Em 2018, chegamos à 14ª posição, como uma força qualificada na categoria de “maior poderio militar” do mundo.

Mesmo assim, vez ou outra, surgem pessoas que ousam falar grosso, e achar que, sem seus pitacos, que seria de nossas Forças Armadas?

Desta forma, e por conta de uma foto, publicada no Twitter, onde aparecem O General Villas Boas e o General Santos Cruz com um semblante sério, surge um tal Edemir, de um tal Canal Universo, que resolve criticar porque os generais resolveram postar essa foto.
E segundo ele, o Edemir, essa foto de cara feia, foi para o Olavo de Carvalho, e que segundo ele ainda, durante os trinta anos passados, os militares não faziam cara feia, e ao contrário disso, batiam continência…
Bem, eu acho que cabe aqui uma resposta ao Edemir, que durante os 30 anos, enquanto você balançava no saco de alguém, ainda que não fosse no saco do Olavo, porque com certeza estava balançando no saco de alguém, esses militares, era os que estavam segurando o trem nos trilhos adequados, até porque se não fossem as Forças Armadas, e isso, o Olavo mesmo, com certeza respeita, se não fossem as Forças Armadas, o País estaria muito pior do que está hoje.
A propósito Edemir, antes de você surgir pelas aí, os militares já estão aí atendendo todos os setores e em todos os lugares, nos rincões mais distantes deste País.
Ele termina querendo balançar no saco de algum General, porque ainda quer dizer que a Instituição merece um pouco do crédito que ele acha que pode merecer. Lembro apenas que os generais, não estão aí para que você goste deles ou deixe de gostar.

(ap. Ely Silmar Vidal – Teólogo, Psicanalista, Jornalista e presidente do CIEP – Clube de Imprensa Estado do Paraná)

Contato:
(41) 99820-9599 (TIM)
(41) 98514-8333 (OI)
(41) 99109-8374 (Vivo)
(41) 99821-2381 (WhatsApp)

Mensagem 080519 – 371 anos, para que servem afinal? – (imagens da internet)

Que o Espírito Santo do Senhor nos oriente a todos para que possamos iluminar um pouquinho mais o caminho de nossos irmãos, por isso contamos contigo.

Se esta mensagem te foi útil, e achas que poderá ser útil a mais alguém, ajude-nos: (ficaremos muito gratos que, ao replicar o e-mail, seja preservada a fonte)

leia este texto completo e outros em:

http://www.portaldaradio.com

@elyvidal @radiocrista @pastorelyvidal @conipsip @CiepClube
#FalaPortaldaRadio #conipsi #cojae #dojae

Comentários

Autor: Ely Vidal

Olá, eu sou Psicanalista, Jornalista, Teólogo e pai de 7 filhos maravilhosos! Presido o Instituto IESS (Instituto de Educação e Serviço Social) que, dentre outras atividades, provê atendimentos psicanalíticos, suporte jurídico por meio da arbitragem e mediação de conflitos. CIP (Psicanalista) sob nº 0001-12-PF-BR. DRT (Jornalista) sob n° 0009597/PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.